domingo , 20 de abril de 2025
Início POLÍTICA Agems reforça à Abegás proposta de MS de avançar e inovar na distribuição do gás natural
POLÍTICA

Agems reforça à Abegás proposta de MS de avançar e inovar na distribuição do gás natural

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação

O novo panorama nacional e as inovações que o Estado vem promovendo com relação ao gás natural, os projetos de expansão, os estudos para o novo contrato de concessão da MSGÁS e a segurança regulatória trazida pela Agência Estadual de Regulação (Agems) irão fortalecer Mato Grosso do Sul na atração de investimentos nos próximos anos.

As perspectivas e o cenário desse energético foram assunto de encontro nesta semana, quando o presidente Carlos Alberto de Assis e a Diretoria Executiva da Agência receberam a diretora da área Econômica e Regulatória da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Paula Campos.

“Nós sempre vamos atuar pelo que é melhor para Mato Grosso do Sul. O gás faz parte da nossa cultura e economia, é muito importante ter esse energético aqui. Vamos trabalhar para a expansão e as melhores entregas”, assegurou Carlos Alberto.

A Abegás representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado dos vários Estados, acionistas e empresas participantes da indústria do gás no Brasil. Paula Campos apresentou a visão da entidade sobre o panorama da distribuição do gás natural no País e a importância de acompanhar propostas que impactam o setor, como a discussão atual sobre a inserção do biometano no sistema.

A executiva também compartilhou com a equipe técnica da Diretoria de Gás, Energia e Mineração, a experiência atuando na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo na regulação do gás, que pode contribuir em inovações que o Governo de Mato Grosso do Sul e a Agems vêm discutindo.

O diretor Matias Gonsales destacou as importantes ações em andamento envolvendo a renovação contratual da distribuidora MSGÁS, tanto por parte do poder concedente, quanto da Agems, que trabalha por uma regulação moderna e alinhada aos projetos de desenvolvimento.

“Mato Grosso do Sul quer muito incentivar as redes locais de distribuição, para levar o gás onde não há o gasoduto implantado, estamos discutindo a distribuição na forma de GNC [Gás Natural Comprimido], avaliando a viabilidade do biometano. Então, nesse momento o intercâmbio de conhecimento é muito importante”, afirmou.

A reunião teve também a participação do diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires, de forma virtual, das diretoras da Agems, Caroline Tomanquevez (Transportes) e Rejane Monteiro (Inovação e Relações Institucionais), que convidou Paula Campos a contribuir na inédita obra coletiva sobre Regulação, que será publicada pela Agência.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICATRÂNSITO

Deputados entregam relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal

Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de...

POLÍTICASAÚDE

Deputados Catan (PL) debateu prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Deputado Joao Henrique protocolou representação em âmbito estadual e federal e ainda...

POLÍTICA

Lula sanciona Orçamento para 2025 com aumento do salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos, nesta...

MSNIOAQUEPOLÍTICA

Nioaque completa 176 anos e celebra 100 dias de avanços sob a gestão de André Guimarães

Nesta terça-feira, 08 de abril, Nioaque, cidade que é reconhecida como o...