Nesta quinta-feira (15/02), a Central do Cidadão de Dourados, localizada na avenida Presidente Vargas, foi cenário de tumulto e longas filas de contribuintes em busca do desconto no IPTU.
Em nota divulgada às 9h42, a prefeitura informou que o prazo de vencimento do tributo, que terminaria hoje, foi adiado para o dia 23, porém, muitas pessoas já estavam na fila quando a informação foi divulgada.
A equipe do Dourados News esteve presente no local e registrou uma série de reclamações por parte dos cidadãos.
Diversas pessoas afirmaram não ter recebido o boleto em suas residências e enfrentaram dificuldades no acesso ao site disponibilizado para a obtenção da segunda via.
Lessandra, uma das entrevistadas, mencionou problemas tanto com o site quanto com a organização da fila, sugerindo a extensão do prazo devido ao tumulto e ao feriado prolongado, que segundo ela prejudicaram o atendimento a população.
Ela também criticou a desorganização da fila preferencial, além da falta de informações claras e da ausência de uma organização eficiente.
Dejanira, outra entrevistada, estava com um bebê no colo e relatou ter ido a Central no dia anterior e encontrado o local fechado, sem qualquer aviso na porta.
Além disso, ela também criticou a organização da fila e afirmou não ter recebido o boleto em sua residência.
Um detalhe que chamou a atenção foi a presença de um QR code no mural da Central, indicando o acesso ao site. No entanto, várias pessoas que tentaram acessar pelo celular e não obtiveram sucesso.
A prefeitura concede o desconto na Cota Única de até 25% e também existe o Programa Bom Pagador, que pode elevar esse desconto para até 30%, para aquelas pessoas que se mantêm em dia com IPTU há mais de quatro anos.
O boleto só pode ser pago via pix ou em agências do Banco do Brasil.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Central do Cidadão para averiguar as informações sobre os possíveis problemas de emissão de boletos através do site, bem como orientações para o contribuinte, porém não obteve resposta até o fechamento da matéria.
A emissão de 2ª via do IPTU de forma on-line pode ser feito clicando aqui. De acordo com a administração municipal, em seguida será aberto automaticamente o Fly Cidadão Web, onde o contribuinte deverá selecionar o estado de Mato Grosso do Sul e o Município de Dourados. Após efetuar o acesso clique na opção Emitir: Guias de IPTU.
Para a emissão do boleto deverá ser informado o CPF, CNPJ, nº do Imóvel (nº do BIC) ou nº da Inscrição Imobiliária.
Fonte e Foto: Dourados News
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário