quinta-feira , 3 de abril de 2025
Início POLÍTICA AGU diz que festanças e viagens de Janja têm interesse público e povo deve pagar por elas
POLÍTICA

AGU diz que festanças e viagens de Janja têm interesse público e povo deve pagar por elas

Compartilhar
Primeira-dama tem gastos não divulgados / Reprodução Instagram
Compartilhar

Parecer da Advocacia Geral da União, a AGU, em fase de finalização, dá aval para que as atividades da primeira-dama da República, Janja da Silva, sejam custeadas pelo Estado. O órgão avalia que a atuação dos cônjuges de presidentes têm interesse público.

A decisão, antecipada pelo Jornal O Globo, vem após diversos questionamentos de opositores de Lula sobre a função da esposa do presidente. Os críticos destacam que ela tem funcionários, gabinete na Presidência, mas não tem obrigação de divulgar suas agendas nem os gastos que promove.

A primeira-dama é vista com frequência em eventos artísticos, como rodas de samba, rodas de terrreiro, promovidos por apoiadores do PT ou do governo, o que lhe rendeu o apelido de ”Esbanja”.

Opositores reclamam das viagens feitas por ela, sendo Paris, Roma e mais recentemente Tókio, no Japão. Tudo sem qualquer transparência e divulgação dos gastos, que não seriam bancados por ela nem por terceiros.

Segundo a TV Cultura, em dezembro de 2024 foi descoberto que a equipe ”informal” de Janja gastou R$ 1,2 milhão com viagens desde 2023. O time dela, que seria de 12 pessoas, teria custo mensal de R$ 160 mil em salários.

Blindagem

O parecer que deve blindar Janja e o governo Lula 3 de responderem processos ou outros questionamentos vem da AGU, comandada por um ex-assessor de Dilma Rousseff e notório apoiador do PT, Jorge Messias. O nome dele ficou famoso quando da interceptação telefônica entre a então presidente Dilma e Lula, na Operação Lava Jato. Os dois combinavam que Messias é que entregaria a ele o termo de posse que iria blindá-lo de uma prisão.

A AGU deve finalizar o parecer que vai instruir a construção de um regramento sobre primeiras-damas e primeiros-cavalheiros. A decisão se aplicará a Janja da Silva e os futuros cônjuges dos chefes do Poder Executivo Federal.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICA

Governo de MS explica programa Criança na Creche e recebe sugestões de mães solo

Para explicar o Programa de Apoio à Mãe Trabalhadora e Chefe de...

POLÍTICA

Ex-vereador de Naviraí xinga servidores da Prefeitura em áudio: ‘bando de cor** e pu**’

O ex-vereador de Naviraí, Antonio Bianchi (REPUBLICANOS), voltou a ser o centro...

POLÍTICASIDROLÂNDIA

Vereador Zotti Propõe Cartão de Material Escolar que Aquecerá Comércio Local

O vereador Zotti obteve uma significativa vitória na Câmara Municipal, com a...

POLÍTICA

Vereadores de Sidrolândia se reúnem com secretários estaduais para alinhar demandas e fortalecer parcerias

Na tarde desta quarta-feira, 19 de março, vereadores de Sidrolândia estiveram presentes...