domingo , 20 de abril de 2025
Início POLÍCIA Após Operação Tromper em Sidrolândia, prefeitura suspende licitações e cancela contratos com empresas investigadas
POLÍCIASIDROLÂNDIA

Após Operação Tromper em Sidrolândia, prefeitura suspende licitações e cancela contratos com empresas investigadas

Compartilhar
Compartilhar
TV Planalto

Nessa manhã de quarta-feira (26), a prefeitura de Sidrolândia publicou no Diário Oficial da Assomasul, o Decreto Municipal de N.º 181/2023, onde suspende licitações e cancela contratos com empresas investigadas na Operação Tromper.

Nesse decreto, a prefeitura determina uma revisão dos processos licitatórios que ainda não foram homologados e os que foram vencidos por qualquer uma das empresas que estão sendo investigadas. No decreto também fala que caso haja algum indício de fraude, a licitação será revogada e um processo administrativo vai ser colocado para que os fatos sejam apurados.

Além disso, o município determinou aos setores responsáveis pela cotação de preços, usada como referência nos pregões, que consultem empresas especializadas para revisarem o acervo de dados com a média de preços apurada.

Veja o que fala o decreto:
DECRETA:
Art. 1º. Determinar ao Setor de Compras, Licitações e Contratos que proceda com as medidas cabíveis para rescisão unilateral dos contratos administrativos e cancelamento das atas de registro de preços celebradas entre o Município de Sidrolândia/MS e as empresas R. Comércio, Serviços e Manutenção LTDA-ME; 3. Produtos e Serviços LTDA; R.Serviços de Escritório Administrativo EIRELI;
O. R. d. O. -ME; E. L. d. S. L. EIRELI.
Art. 2º. Suspender e revisar os processos administrativos ainda não homologados que tenham como vencedor as empresas mencionadas no artigo anterior, e em caso de suspeita de fraude deverá ser revogada a licitação e aberto processo administrativo para apuração dos fatos devidamente fundamentado.
Art. 3º. Determinar que os setores responsáveis pela cotação de preços façam buscas fidedigna dos orçamentos que subsidiam o quadro de média de preços, para gerar o valor estimado da licitação, com empresas de know how especifico ao objeto licitado.
Porém, segundo informações de fonte anônima, a prefeita de Sidrolândia, já sabia sobre o histórico dessas empresas desde a gestão passada e nessa continuou. Outro pronto é que esse decreto só saiu depois dos vereadores abrirem um CPI extraordinária para saber mais sobre a Operação Tromper.

CPI

Vereadores convidam toda a população para participar da Sessão Extraordinária dia 27, às 19h na Câmara Municipal, a votação da abertura da CPI com informações sobre as investigações da Operação Tromper do Ministério Público e Gaeco em Sidrolândia.

O G8 que é formado pelos vereadores Enelvo Junior Felini, Izaqueu Diniz, Cleyton Martins, Ademir Gabardo, Adavilton Brandão, Elieu Vaz, Cristina Fiuza e Otacir Figueiredo, se mobilizaram para que chamem a atenção da população nesse dia, pois precisam que o povo mostre a sua força.

O povo é quem tem o poder de escolher quem está no poder e ele também tem o poder de tirar, por isso é de suma importância a presença da população sidrolandense.

Na manhã de sexta-feira (21), o Gaeco prendeu um servidor e dois empresários na Operação Tromper que deu início em maio desse ano em Sidrolãndia.

A movimentação começou por volta das 6h30 da manhã na prefeitura municipal, os autores são suspeitos de integrarem um esquema de sonegação fiscal, peculato, associação criminosa e fraudes em licitações na administração municipal que favoreceram as empresas R. S. de Escritórios, R. Comércio Serviços e Manutenção Ltda, E.L e outra.

Eles foram presos nas suas residências e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia.

Operação

Começou no dia 18/05, quando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, em atuação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e da 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, deflagrou a Operação Tromper para dar cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão.

A investigação apurou a existência de esquema de corrupção na atividade administrativa do município de Sidrolândia, em funcionamento ao menos desde o ano de 2017, destinado à obtenção de vantagens ilícitas por meio da prática de crimes de peculato, falsidade ideológica e fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal.

Para dar ares de legitimidade aos certames licitatórios e promover o desvio dos recursos públicos reservados para a  execução dos contratos, o grupo criminoso viabilizava a abertura de empresas e seu registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou se aproveitavam da existência de cadastramentos pré-existentes para incrementar o objeto social sem que o estabelecimento comercial apresentasse experiência, estrutura ou capacidade técnica para execução do serviço contratado ou fornecimento do material adquirido pelo ente municipal.

Tromper, verbo que dá nome à operação, traduz-se da língua francesa como ‘enganar’.

O decreto está publicado no Diário Oficial da Assomasul para acessar basta seguir o link: http://diariooficialms.com.br/assomasul?pagina=filtro-avancado

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
SIDROLÂNDIA

Feminicída teria tentado atacar única PM feminina antes de ser morto em confronto

Wilton de Jesus Costa, 36, autor de feminicídio contra Ivone Barbosa da...

Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora
POLÍCIA

Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora

Uma ação integrada das forças policiais resultou, na data de ontem (17),...

SIDROLÂNDIA

Assassinato de mulher em assentamento teria sido motivado por ciúmes

O assassinato de Ivone Barbosa da Costa Nantes, 41 anos, na noite desta...

Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Campo Grande

Um homem de 63 anos, que estava com mandado de prisão em...