sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início POLÍTICA CCJR é favorável à tramitação do projeto que proíbe banheiros unissex em escolas
POLÍTICA

CCJR é favorável à tramitação do projeto que proíbe banheiros unissex em escolas

Compartilhar
Compartilhar

De autoria do deputado João Henrique, proposta visa garantir segurança e proteção às crianças e adolescentes de exposição de sua intimidade

Divulgação

Hoje, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, por meio do relator deputado Antônio Vaz, reconheceu a constitucionalidade e foi favorável à tramitação do projeto de lei 090/23, de autoria do deputado João Henrique, que proíbe a instalação e a adequação de banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex (aqueles usados pelos sexos masculino e feminino ao mesmo tempo) ou multigêneros em escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul.

Em sua análise e parecer Antônio Vaz afirma: “O presente projeto visa resguardar o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem bem como o direito de proteção à infância, todos da constituição federal de 1988”.  Mesmo com parecer favorável, a base do governo, representada na sessão pela deputada Mara Caseiro, pediu vistas ao projeto.

 “O objetivo de nosso projeto é proteger as crianças e adolescentes de exposição de sua intimidade, bem como possíveis constrangimentos e eventuais abusos no uso do sanitário. Eles não podem viver com a insegurança ao se verem obrigados a dividir o mesmo espaço íntimo com pessoas de sexo diferente. Esse contato gera desconforto, constrangimento e possivelmente problemas psicológicos”, argumenta o deputado.

De acordo com o projeto, os banheiros, vestiários e assemelhados de todas as escolas públicas e particulares de Mato Grosso do sul devem ser separados e identificados para cada sexo – deixando registrado que banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex ou multigêneros de que trata o projeto compreendem instalações em que haja mais de uma cabine com assento sanitário.

“Os modismos ideológicos não podem se sobrepor à segurança de todos, principalmente das crianças e adolescentes, que são o grupo mais vulnerável”, enfatiza João Henrique.

A Constituição assegura os direitos sociais e a competência concorrente dos Estados para debater sobre o tema. As penalidades e multas pelo descumprimento dessa lei serão regulamentadas por ato do Poder Executivo.

Assessoria de Comunicação

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
POLÍTICA

Riedel se reúne com Gilmar Mendes e ministro da Casa Civil Rui Costa

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), vai à...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

CAMPO GRANDEMSPOLÍTICATransparência

Executivo envia alteração em norma para diminuir contribuição de militares da reserva

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto...

POLÍTICA

Riedel participa Fórum sobre agricultura que antecede encontro do G20

Evento acontece em Cuiabá e irá discutir contribuição da iniciativa privada e...