sábado , 19 de abril de 2025
Início POLÍTICA CCJR é favorável à tramitação do projeto que proíbe banheiros unissex em escolas
POLÍTICA

CCJR é favorável à tramitação do projeto que proíbe banheiros unissex em escolas

Compartilhar
Compartilhar

De autoria do deputado João Henrique, proposta visa garantir segurança e proteção às crianças e adolescentes de exposição de sua intimidade

Divulgação

Hoje, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, por meio do relator deputado Antônio Vaz, reconheceu a constitucionalidade e foi favorável à tramitação do projeto de lei 090/23, de autoria do deputado João Henrique, que proíbe a instalação e a adequação de banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex (aqueles usados pelos sexos masculino e feminino ao mesmo tempo) ou multigêneros em escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul.

Em sua análise e parecer Antônio Vaz afirma: “O presente projeto visa resguardar o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem bem como o direito de proteção à infância, todos da constituição federal de 1988”.  Mesmo com parecer favorável, a base do governo, representada na sessão pela deputada Mara Caseiro, pediu vistas ao projeto.

 “O objetivo de nosso projeto é proteger as crianças e adolescentes de exposição de sua intimidade, bem como possíveis constrangimentos e eventuais abusos no uso do sanitário. Eles não podem viver com a insegurança ao se verem obrigados a dividir o mesmo espaço íntimo com pessoas de sexo diferente. Esse contato gera desconforto, constrangimento e possivelmente problemas psicológicos”, argumenta o deputado.

De acordo com o projeto, os banheiros, vestiários e assemelhados de todas as escolas públicas e particulares de Mato Grosso do sul devem ser separados e identificados para cada sexo – deixando registrado que banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex ou multigêneros de que trata o projeto compreendem instalações em que haja mais de uma cabine com assento sanitário.

“Os modismos ideológicos não podem se sobrepor à segurança de todos, principalmente das crianças e adolescentes, que são o grupo mais vulnerável”, enfatiza João Henrique.

A Constituição assegura os direitos sociais e a competência concorrente dos Estados para debater sobre o tema. As penalidades e multas pelo descumprimento dessa lei serão regulamentadas por ato do Poder Executivo.

Assessoria de Comunicação

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICATRÂNSITO

Deputados entregam relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal

Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de...

POLÍTICASAÚDE

Deputados Catan (PL) debateu prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Deputado Joao Henrique protocolou representação em âmbito estadual e federal e ainda...

POLÍTICA

Lula sanciona Orçamento para 2025 com aumento do salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos, nesta...

MSNIOAQUEPOLÍTICA

Nioaque completa 176 anos e celebra 100 dias de avanços sob a gestão de André Guimarães

Nesta terça-feira, 08 de abril, Nioaque, cidade que é reconhecida como o...