sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início EDUCAÇÃO Como será o Enem a partir de 2024?
EDUCAÇÃO

Como será o Enem a partir de 2024?

Compartilhar
Compartilhar

Enem será modificado para atender o novo modelo de ensino médio. Começará a valer a partir de 2024, ou seja, vai afetar a vida dos alunos que neste ano de 2022 estão cursando o 1º ano do ensino médio.

Provas serão modificadas para atender ao novo ensino médio – FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

É grande a expectativa, entre alunos que iniciaram o ensino médio neste ano, pelo anúncio de como será o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São eles que vão encarar o novo formato da avaliação, a ser modificada em 2024.

Criado em 1998, o Enem é o principal meio para ingressar em mais de cem universidades públicas brasileiras que usam o resultado do exame para selecionar os estudantes das suas graduações por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O novo Enem será alterado para atender as exigências do novo ensino médio, que começou a ser implementado este ano.

O ministro Milton Ribeiro estará acompanhado por secretários do MEC e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas. O Inep é o órgão do governo federal responsável pela realização do Enem.

No encontro, será apresentado o relatório final do Grupo de Trabalho (GT) criado em dezembro de 2021 para discutir a reestruturação do Enem. O grupo teve representantes do MEC e do Inep, da sociedade civil e de órgãos como o Conselho Nacional de Educação (CNE).

O MEC informou que o GT realizou 12 reuniões para chegar a um modelo de consenso entre especialistas e representantes das redes estaduais, universidades e institutos e o próprio CNE.

SUGESTÕES

O Enem poderá ter questões subjetivas e provas voltadas para áreas específicas. Essas sugestões estão no parecer aprovado pelo CNE.

Uma das propostas é que o exame passe a ser realizado em duas etapas. A primeira, tendo como referência a formação geral básica dos currículos do novo ensino médio, baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa fase, deverá ser aplicada a prova de redação.

Na segunda etapa, a recomendação do CNE é que o estudante escolha as provas que fará de acordo com a área vinculada ao curso superior que pretende cursar.

Os candidatos poderão escolher entre as áreas de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; e ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.

Segundo o parecer, é possível também que haja questões dissertativas. Atualmente, o Enem é composto apenas por questões objetivas. A única parte subjetiva é a redação. Neste ano, a avaliação será realizada nos dias 13 e 20 de novembro.

Por JC UOL

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
EDUCAÇÃO

UEMS/CG: Mestrado Acadêmico em Geografia abre inscrições para turma de aluno regular

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Geografia (PPGEO),...

BRASILEDUCAÇÃO

Prazo para inscrição no Enem 2024 termina nesta 6ª

Ministério da Educação emitiu alerta aos candidatos sobre sites falsos Acaba às...

CIDADESEDUCAÇÃOSIDROLÂNDIA

Sem reajuste prometido pela prefeita Vanda Camilo

Gestão da prefeita Vanda Camilo, anda envolto em escândalos de corrupção, envolvendo...

EDUCAÇÃOSIDROLÂNDIA

Em ação civil pública, MPMS solicita a remoção de alunos e funcionários do CMEI Irmã Demétria

O CMEI foi parcialmente interditado pelo Corpo de Bombeiros após constatarem que...