domingo , 24 de novembro de 2024
Início CIDADES MS Definida empresa que vai fazer estudo para obra da nova ponte que ligará MS ao Paraná
MSTRÂNSITO

Definida empresa que vai fazer estudo para obra da nova ponte que ligará MS ao Paraná

Compartilhar
Compartilhar

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná definiu a empresa que venceu a licitação para elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para construção de uma nova ponte de ligação com o Mato Grosso do Sul.

SEGOV

A licitação ocorreu pelo sistema de pregão eletrônico, no qual as participantes disputam entre si através de lances, com o menor valor sendo considerado arrematante. A empresa Neoconstec Consultoria Técnica arrematou o pregão com a proposta de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

Os estudos são custeados pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica com os governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, no ano passado.

Agora, a empresa deve protocolar os documentos de habilitação para que a comissão de julgamento do DER/PR analise a capacidade e qualificação. Na sequência vai ser declarada uma vencedora ou convocada a segunda participante para apresentação de documentos. O prazo para conclusão do Estudo Ambiental é de 18 meses, a contar a partir da emissão da ordem de serviço pelo governo paranaense.

O objetivo do estudo é apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.

O projeto consiste em construir uma ponte sobre o rio Paraná, que deve ter 2 km de extensão. A nova ligação será entre o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná (noroeste paranaense), com o município de Taquarussu, no Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a ponte vai ser um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do país, criando um novo corredor logístico entre os dois estados, que são os maiores produtores agropecuários do Brasil.

A ideia é diminuir o tempo de viagem até o Porto de Paranaguá, gerando mais economia e agilidade no escoamento da produção. A proposta também prevê no lado paranaense a restauração de quase 20 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José. Já no perímetro sul-mato-grossense, vai ser realizada a implantação de 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
TRÂNSITO

Motorista que atropelou idosa em trevo de Dourados segue foragido da polícia

O condutor do veículo apontado como responsável pelo atropelamento com morte da...

GERALMSPOLÍCIA

Polícia Militar Ambiental orienta a população sobre o Período de Defeso 2024/2025

Com a aproximação do início do período de defeso nos rios de...

CLIMAMEIO AMBIENTEMS

Ventos acima de 77 km/h deixaram famílias desalojadas em Bataguassu e Santa Rita

Famílias do assentamento Santa Clara, em Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo...

CLIMAMEIO AMBIENTEMSSIDROLÂNDIA

Chuvas intensas podem atingir 54 municípios de MS até amanhã

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuvas...