sábado , 23 de novembro de 2024
Início CIDADES MS Deputados devem votar quatro projetos na sessão plenária desta terça-feira
MSPOLÍTICA

Deputados devem votar quatro projetos na sessão plenária desta terça-feira

Compartilhar
Compartilhar
  Foto: Luciana Nassar

Quatro projetos estão na pauta da Ordem do Dia da sessão desta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). São três propostas de parlamentares, a serem votadas em primeira discussão, e uma proposição do Poder Executivo, que volta ao plenário para segunda votação. A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou por meio dos canais de comunicação da Casa de Leis.

Em segunda discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 47/2023, do Poder Executivo. A proposta altera a Lei 2.940/2004, que cria o Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, e a Lei 3.482/2007, que cria o Fundo de Habitação de Interesse Social (FEHIS) e institui o Conselho Gestor do (FEHIS). O projeto muda a redação de dispositivos dessas leis, especificamente nas partes que mencionam os nomes da Secretaria de Estado que sofreram alteração nas suas nomenclaturas, em razão da reorganização da Estrutura Básica do Executivo.

Está previsto para primeira discussão o Projeto de Lei 11/2023, de autoria do deputado Coronel David (PL). A proposta altera a Lei 5.038/2017, também do parlamentar e que dispõe sobre o “Cadastro Estadual de Pedófilos”. No novo texto, as informações constantes no cadastro serão, entre outras, as referentes a dados pessoais completos, foto e características físicas; grau de parentesco e/ou relação entre o cadastrado e a vítima; e idade do cadastrado e da vítima.

De autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), deve ser votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 16/2023. A proposta estabelece direitos a mulheres que sofram perda gestacional e neonatal nas unidades de saúde do Estado. Entre esses direitos, está o de ser acompanhada por pessoa de sua livre escolha, ser informada sobre o procedimento médico que será adotado, não ser submetida a procedimento sem que haja necessidade clínica fundamentada em evidência científica e não ser constrangida a permanecer em silêncio.

Está pautado também para primeira discussão o Projeto de Lei 31/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A proposição cria a Campanha Estadual da Saúde Bucal da Pessoa Idosa. O objetivo é desenvolver a consciência da importância do cuidado bucal na terceira idade, prevenindo os possíveis casos prejudiciais à saúde. A campanha, de acordo com a proposta, deverá ser feita por meio de cartilhas, cards, divulgação em outdoors e outros meios possíveis.

Serviço

As sessões ordinárias da ALEMS são realizadas às terça, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. São abertas à participação presencial de toda a sociedade e têm cobertura e transmissão ao vivo realizadas pelos canais oficiais da Casa de Leis.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
POLÍTICA

Eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump volta à Casa Branca após 4 anos

O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, retornará à Casa Branca...

GERALMSPOLÍCIA

Polícia Militar Ambiental orienta a população sobre o Período de Defeso 2024/2025

Com a aproximação do início do período de defeso nos rios de...

CLIMAMEIO AMBIENTEMS

Ventos acima de 77 km/h deixaram famílias desalojadas em Bataguassu e Santa Rita

Famílias do assentamento Santa Clara, em Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo...

CLIMAMEIO AMBIENTEMSSIDROLÂNDIA

Chuvas intensas podem atingir 54 municípios de MS até amanhã

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuvas...