sábado , 19 de abril de 2025
Início EDUCAÇÃO Dia Mundial da Educação Ambiental tem programação lúdica no Bioparque
EDUCAÇÃO

Dia Mundial da Educação Ambiental tem programação lúdica no Bioparque

Compartilhar
Dia Mundial da Educação Ambiental tem programação lúdica no Bioparque
Compartilhar

Um dos pilares do maior aquário de água do mundo é a educação ambiental, que explora e gera conexões práticas entre o meio ambiente e os visitantes. Em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, 29 de janeiro, o Bioparque Pantanal traz uma programação imersiva e de conscientização com brincadeiras, atividades pedagógicas e contação de história.

Além dos atrativos do circuito de aquários, a programação que acontecerá de terça a sábado oferece diversão e diálogo sobre sustentabilidade de forma lúdica para engajar todas as idades.

Bióloga e integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Thuany Valadares Rezende, destaca a importância do diálogo para a conscientização ambiental. “O NEA busca abordar temas ambientais e problemas socioambientais de forma a instigar reflexões e promover o diálogo com os visitantes. No caso das crianças, utilizamos uma abordagem lúdica para facilitar essa interação”.

O empreendimento se destaca como um dos principais pontos turísticos do Brasil. O Bioparque apresenta a biodiversidade por meio de tanques que abrigam espécies como a majestosa sucuri-verde Gaby Amarantos e os curiosos axolotes. Além disso, o local promove atividades no Museu Interativo da Biodiversidade (MIbio) e visitas guiadas e acessíveis para pessoas com deficiência, que oferecem uma experiência educativa e inclusiva para todos.

Para a diretora-geral do complexo de aquários, Maria Fernanda Balestieri, as ações práticas são fundamentais e refletem diretamente no desenvolvimento da criança.

“A Semana de Educação Ambiental no Bioparque Pantanal é um momento especial para reforçarmos o nosso compromisso com a preservação e o cuidado com a natureza. Nosso objetivo é conscientizar, inspirar e envolver visitantes em práticas sustentáveis, promovendo uma conexão mais profunda com a biodiversidade pantaneira. Acreditamos que a educação ambiental é a base para construirmos um futuro mais responsável e equilibrado para as próximas gerações”.

Para participar das atividades é necessário agendar a visita pelo site oficial.

Confira a programação

Terça-feira (28)

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: Por meio de uma linguagem lúdica e interativa, acontecerá no hall inferior a contação da história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai”.
  • Local: Hall inferior

Quarta-feira (29)

  • Horário: 10h e 15h
  • Arte com folhas das árvores: Através da arte e artesanato, as crianças são convidadas a explorar as texturas que relatam a biodiversidade a partir da coleta de folhas do Parque das Nações Indígenas.
  • Local: Espaço NEA (Saída do tanque Neotrópico)

Quinta-feira (30)

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: A história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai” será contada no hall inferior, com uma abordagem lúdica e interativa. A contação retratará a biodiversidade pantaneira de forma envolvente.
  • Local: Hall inferior

Sexta-feira (31)

  • Horário: 10h e 15h
  • Teia da vida: A atividade explora e gera conexão entre os participantes, que traz à reflexão a importância da relação com a natureza.
  • Local: Em frente ao tanque “Lagoa Misteriosa”



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
IFMS reabre inscrições para cursos de especialização gratuitos
EDUCAÇÃO

IFMS oferece vagas remanescentes em curso preparatório gratuito

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com vagas...

Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola
EDUCAÇÃO

Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola

Nove em cada dez estudantes adolescentes e jovens LGBTI+ [lésbicas, gays, bissexuais,...

Reforma de escola é entregue à população que se emociona com resultado
EDUCAÇÃO

Reforma de escola é entregue à população que se emociona com resultado

A tarde de quarta-feira (16) foi marcada por celebração e emoção na...

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
EDUCAÇÃO

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30

O programa Black STEM, que seleciona estudantes negros para concorrer a bolsas...