A presidente Nacional do Podemos, Renata Abreu e a senadora Soraya Thronicke destacaram o crescimento da legenda em Mato Grosso do Sul e no País, nesta quinta-feira (12). À imprensa, as duas destacaram a tentativa de reeleição da parlamentar de MS e a possível fusão com o PSDB.
”Foi o partido que mais cresceu em MS. É motivo de grande orgulho, ainda mais liderado por uma grande mulher que é a Soraya Thronicke”, comentou Abreu. Ela conversou com vereador e deputado do partido em MS, Ronilço Guerreiro e Rinaldo Modesto, respectivamente.
No encontro, Thronicke confirmou intenção de disputar a reeleição ao Senado.
”Conseguir a reeleição e puxar maior número de deputados estaduais e federais, deputadas inclusive. Essa força que promete se materializar, vai fazer com que elejamos o maior número de parlamentares no Estado”, avaliou Soraya.
Renata Abreu comentou sobre visita de cortesia ao governador Eduardo Riedel. Já a senadora complementou dizendo que vai lutar para reelegê-lo. No entanto, as duas avaliam que o Podemos pode ter candidato próprio à Presidência da República.
Renata (direita) apoia reeleição de Soraya ao Senado (Foto: Berlim Caldeirão)
Fusão
Abreu revelou que a possível fusão está em fase de diálogo.
”… a gente entende que, principalmente na fundação do PSDB e com a história que tem, não quer incorporação e sim junção com outro grupo político e apresentar algo novo para o Brasil”, refletiu a presidente do Podemos.
Promissor
A dirigente partidária estima que uma possível fusão com o PSDB traz números animadores.
”A gente tá falando em número de vereadores maior que o PL no Brasil. Em estrutura e recurso – de fundo eleitoral – nós ficaríamos maior que o Republicanos e próximo do MDB”, estimou Renata.
Soraya
O trabalho de Soraya no Senado – desde 2019 – foi bastante elogiado pela chefe do partido. Na visão dela, a sul-mato-grossense tem uma capacidade de articulação, que ela chama de ‘’incrível’’, e, atualmente, por fazer parte da mesa-diretora e tem luta para valorizar a voz das mulheres na política.
”Acho que esse olhar sensível para dentro da política, uma luta pela educação, pelas crianças e, é na capacidade de articulação que você aprova os grandes projetos… é um orgulho para o Podemos ter a Soraya como nossa líder feminina no Senado Federal”, elogiou.
Polarização
Renata Abreu diz que a senadora de MS lutou com muita coragem contra a polarização política em torno de Lula e Bolsonaro e fez isso na última eleição – 2022 – se candidatando à Presidência.
”É isso que precisa fazer! Não é ficando atrás de um computador xingando os outros… é preciso ter coragem com atitude de apresentar possibilidades… e ela fez isso muito bem”, declarou a dirigente.
Na entrevista, Soraya detalhou as emendas parlamentares que tem direcionado para MS. Ela citou que, junto com demais congressistas, aportaram emenda de bancada que vão possibilitar investimentos em infraestrutura, como viadutos em Campo Grande e aplicação na Educação nos demais municípios.
Reportagem de topmidianews
Deixe um comentário