segunda-feira , 7 de abril de 2025
Início CIDADES CAMPO GRANDE Governador participa de cerimônia na FAB e reunião do marco temporal no STF
CAMPO GRANDEPOLÍTICA

Governador participa de cerimônia na FAB e reunião do marco temporal no STF

Compartilhar
Compartilhar

O governador Eduardo Riedel (PSDB) divulgou dois compromissos importantes da agenda desta quarta-feira (23). Às 9h30, ele participa da cerimônia alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, na Base Aérea de Campo Grande, localizada da Avenida Duque de Caxias, 2905, Bairro Santo Antônio.

A data de hoje é considerada emblemática para aviação, pois marca o histórico voo de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, em 1906. Nesse dia, a primeira aeronave mais pesada que o ar decolou por seus próprios meios, colocaram o Brasil na vanguarda da aviação mundial.

Reconhecido como o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Santos Dumont realizou seu voo no Campo de Bagatelle, em Paris, diante de uma multidão e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Este feito não apenas abriu caminho para o desenvolvimento da aviação moderna, mas também lançou os alicerces para a formação da FAB (Força Aérea Brasileira), que é responsável pela defesa do vasto espaço aéreo brasileiro, abrangendo uma área de 22 milhões de km².

Fundada em 1941, a FAB consolidou o Brasil como uma nação com uma sólida tradição aeronáutica. Desde então, a Força Aérea Brasileira desempenha um papel fundamental em missões de defesa e soberania, atuando em operações de paz, resgates, transporte de órgãos e apoio a populações em situações de emergência.

STF – A partir do meio-dia, Riedel participará da reunião híbrida da Comissão Especial sobre o Marco Temporal do STF (Supremo Tribunal Federal). A reunião contará com a presença de membros da Comissão Especial que discute questões relacionadas a demarcação de terras dos povos originários. O governador foi escolhido pelo Fórum Nacional de Governadores para ser o representante titular dos entes federativos na comissão.

O STF tem realizado uma série de audiências de conciliação para buscar um consenso sobre o marco temporal, que é uma tese que define que os povos indígenas só podem ocupar as terras que já estavam em sua posse ou em disputa judicial em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICA

Governo de MS explica programa Criança na Creche e recebe sugestões de mães solo

Para explicar o Programa de Apoio à Mãe Trabalhadora e Chefe de...

CAMPO GRANDE

Delegada Cynthia Tapias é transferida para atuar na DEAM

A delegada Cynthia Karoline Bezerra Gomes foi designada para assumir a Delegacia...

CAMPO GRANDE

Mãe que jogou crianças em poça disse que só tem filhos para receber Bolsa Família (vídeo)

Mulher de 25 anos, presa por judiar dos filhos, alegou que só estava...

POLÍTICA

AGU diz que festanças e viagens de Janja têm interesse público e povo deve pagar por elas

Parecer da Advocacia Geral da União, a AGU, em fase de finalização,...