Janeiro é o mês conhecido por colocar em prática todas as promessas idealizadas e fazer uma profunda reflexão sobre a vida, além de traçar novos caminhos fixando metas para conquistar os objetivos. Para realização destas conquistas, a Campanha ‘Janeiro Branco’ surge com objetivo de ajudar as pessoas a manter a saúde mental e emocional em dia.
Para este ano, a Campanha ‘Janeiro Branco’ traz o tema ‘A vida pede equilíbrio!’ onde sugere a conscientização sobre a prevenção ao adoecimento mental. O foco não é a doença e sim em como ter uma vida que seja com menos sofrimento e as diversas maneiras de evitar o agravo.
Antenada a esta questão, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) oferece capacitação junto aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios onde a ação acontece o ano inteiro.
A RAPS atua de acordo com as especificidades de cada município para que os mesmos estejam atentos a importância de promover a saúde mental e prevenir o adoecimento, tendo em vista atender às necessidades dos usuários, a transformação do ambiente e das relações no interior da comunidade.
É o que explica a Gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES, Daianny Garcia do Nascimento, quanto a necessidade de se trabalhar a temática sob o olhar de prevenção, da promoção de janeiro a janeiro e não somente a doença. “Saúde mental não é o adoecimento mental, saúde mental é promoção de qualidade de vida, é você prevenir o adoecimento que é a depressão, a ansiedade ou qualquer outro problema”.
Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e se abrem na vida das pessoas. “Vem de um movimento de reflexão do que passou e do que quer fazer. Reflexão do que veio e do que quer para frente. O grande desafio dessa época do ano é lembrar de fazer a saúde mental de outras formas, que não é só, por exemplo, a psicoterapia ou medicação, é poder produzir um estilo de vida que seja mais saudável para a mente e não necessariamente só tratar de sintomas. É lembrar que é uma vida boa que proporciona uma boa saúde mental”, comenta o psicólogo da SES, Everton Stringheta Junior.
Criar o hábito de não acumular muitas funções, realizar a prática de exercício físico, ter uma alimentação saudável e equilibrada, noites de sono regulares e até mesmo ter alguns momentos de ócio ajudam a manter uma boa saúde mental. “O segredo é saber equilibrar todas as áreas para garantir adequadas saúde mental e emocional em sua vida e na vida de todos ao seu redor”, diz Daianny.
As mudanças que ocorrem nesta época do ano também devem ser observadas nas crianças, principalmente, com a ida para uma escola nova, a chegada de novos amigos e professores. “O grande foco do ‘Janeiro Branco’ é a gente buscar essa organização de vida, com qualidade entre família, trabalho, atividade física, lazer, momentos de ócio, desacelerar, saber entender que tudo isso é importante”, finaliza Daianny.
Por que Janeiro Branco?
Aproveitando a simbologia e cultura, a escolha de janeiro, primeiro mês do ano, deve-se ao fato de as pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, suas relações sociais e também em suas emoções.
E a cor branca representa uma página ou uma tela em branco, onde as pessoas são inspiradas a escreverem suas próprias histórias, um novo começo. Por isso, ‘Janeiro Branco’.
A campanha ‘Janeiro Branco’ é uma forma de construir, fortalecer e disseminar a cultura da saúde mental e emocional. O bem-estar emocional e a qualidade emocional de vida são preciosas em todas as fases da vida, do nascer ao envelhecer. Quem cuida da mente, cuida da vida.
Por Secretária de Saúde Estado
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário