domingo , 20 de abril de 2025
Início POLÍTICA Lei Municipal N. 2.167 é sancionada: hospitais e maternidades devem oferecer orientações de primeiros socorros
POLÍTICA

Lei Municipal N. 2.167 é sancionada: hospitais e maternidades devem oferecer orientações de primeiros socorros

Compartilhar
Compartilhar
 Foto: André Rodrigues/Ilustrativa 

Uma nova legislação entra em vigor hoje, 13. A Lei Municipal N. 2.167, de autoria do vereador Enelvo Júnior, foi sancionada nesta segunda-feira, após ter sido aprovada pela Câmara Municipal de Sidrolândia no dia 3 de outubro.

A legislação, pioneira no município, impõe a obrigatoriedade de os hospitais e maternidades, tanto públicos quanto privados, fornecerem orientações sobre primeiros socorros em casos específicos, como engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita em recém-nascidos.

O Vereador Enelvo Júnior, responsável pela iniciativa, destaca a importância dessas orientações para a comunidade. “É fundamental que a população, em situações de emergência, tenha acesso a informações que podem ser cruciais para salvar vidas. A aprovação desta lei representa um avanço significativo na promoção da segurança e bem-estar dos munícipes de Sidrolândia”, afirmou o vereador.

A nova lei estabelece que os hospitais e maternidades devem disponibilizar material informativo e treinamento prático para que os pais e responsáveis aprendam as técnicas adequadas em situações de emergência. A orientação abrangerá procedimentos como a manobra de Heimlich para desobstrução das vias respiratórias, ação em casos de aspiração de corpo estranho, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em caso de asfixia, e medidas preventivas para evitar a morte súbita de recém-nascidos. Os hospitais e maternidades poderão optar por fornecer a capacitação para primeiros socorros individualmente ou em turmas aos pais, mães ou responsáveis por recém-nascidos.

A medida visa não apenas garantir a segurança imediata em situações críticas, mas também promover a disseminação de conhecimento entre os cidadãos, capacitando-os para agir de maneira eficaz em casos de emergência médica.

A Lei Municipal N. 2.167 entra em vigor imediatamente, e os hospitais e maternidades têm um prazo de 90 dias para se adequarem às novas exigências. 

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICATRÂNSITO

Deputados entregam relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal

Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de...

POLÍTICASAÚDE

Deputados Catan (PL) debateu prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Deputado Joao Henrique protocolou representação em âmbito estadual e federal e ainda...

POLÍTICA

Lula sanciona Orçamento para 2025 com aumento do salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos, nesta...

MSNIOAQUEPOLÍTICA

Nioaque completa 176 anos e celebra 100 dias de avanços sob a gestão de André Guimarães

Nesta terça-feira, 08 de abril, Nioaque, cidade que é reconhecida como o...