Mais de três anos após iniciar a construção de uma nova pista no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro afirma ter encerrado formalmente a entrega do local. As obras começaram no dia 1º de maio de 2021 e o encerramento em 19 de julho deste ano.
O anúncio foi feito nas redes sociais do 9º BEC, onde foi detalhado o número de pessoas empregadas na ação e o cronograma cumprido neste longo período.
“O 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), sob a supervisão do 3º Grupamento de Engenharia, concluiu com sucesso a Operação Dourados, marcando a entrega do Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira com pista ampliada e restaurada. A obra, iniciada em maio de 2021 com os primeiros trabalhos de terraplanagem, se estendeu por três anos, envolvendo diversas etapas e especialidades de engenharia”, diz trecho da publicação.
Nos dois primeiros anos, segundo o Exército, foram lançadas as bases da infraestrutura, com a execução da terraplanagem da pista e construção de sistemas de drenagem, redes elétricas e hidráulicas.
Já entre 2023 e 2024, realizada a pavimentação, construção do pátio de aeronaves, sinalização e demarcação das áreas de taxiamento e estacionamento.
De acordo com o relatado pelo Batalhão, também foram instalados neste período os sistemas essenciais de navegação aérea, comunicação e iluminação.
A fase final, em 2024, concentrou-se nos serviços de preparação da pista de pouso e decolagem.
Ao longo desses mais de três anos para a construção da pista de aproximadamente dois quilômetros de extensão, a ‘Operação Dourados’, como foi batizado os trabalhos, mobilizou 293 militares, equipamentos e veículos do Exército Brasileiro.
Agora, a liberação de funcionamento do Aeroporto entra na parte burocrática com os órgãos de aviação civil, além de conversas com empresas aéreas para retomarem a comercialização das passagens, voltando assim a operar normalmente. Não há um prazo específico para isso acontecer.
Infraero
Recentemente convênio firmado entre a prefeitura de Dourados e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) resultou no repasse de gestão do Francisco de Matos Pereira à empresa.
*Com informações:D N
Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Deixe um comentário