sexta-feira , 22 de novembro de 2024
Início BOMBEIROS Mato Grosso registra 74 focos de calor, diz INPE
BOMBEIROSCLIMA

Mato Grosso registra 74 focos de calor, diz INPE

Compartilhar
Compartilhar

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois grandes incêndios são combatidos por 34 militares

Bombeiros atuam em combate aos incêndios. (Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT)

Mato Grosso registra de segunda-feira (24) até a manhã desta terça-feira (25) um total de 74 focos de calor, nos três biomas do estado. Os dados são do Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

o total de focos, 36 se concentram na Amazônia, 28 no Pantanal e 17 no Cerrado. Os dados analisados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

De janeiro até esta terça, o estado foi que mais registrou focos de incêndios no país. Ao todo, foram 8.249 focos, conforme o INPE.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois grandes incêndios são combatidos por 34 militares desde domingo (23) na região do Pantanal, em Cáceres e Poconé, a 220 e 151 km de Cuiabá, respectivamente.

Em Porto Conceição, em Cáceres, devido a uma rajada de vento forte, nessa segunda-feira, o incêndio avançou para a outra margem do rio, e o Corpo de Bombeiros segue no combate direto ao fogo, nos pontos em que é possível chegar, uma vez que o local é difícil acesso.

Os militares contam com apoio de embarcações para chegarem aos pontos de incêndio e de brigadistas do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para o combate.

Conforme os bombeiros, na Fazenda Cambarazinho, em Poconé, o incêndio está confinado na área de aceiros construída pelos militares. Os bombeiros seguem no monitoramento e trabalho de rescaldo, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira.

Para o combate ao incêndio na Fazenda, os militares contam com um helicóptero, para apoio logístico, e um avião, para o despejo de água. Até o momento já foram lançados 30 mil litros de água para combate às chamas.

Ao todo, as ações envolvem o emprego de 34 militares, um avião, um helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo, além do monitoramento remoto com satélites feito pelo BEA (Batalhão de Emergências Ambientais), em Cuiabá.

Emergência em MS

O governo de Mato Grosso do Sul decretou emergência aos municípios afetados pela queimada que consome o Pantanal nessa segunda-feira (24). O decreto vale por 180 dias.

O documento prevê a mobilização de todos os órgãos estaduais, sob a coordenação da defesa civil estadual, sendo que, quando houver risco iminente, os agentes estão ficam autorizados a entrar nas casas para prestar socorro.

Eles também têm aval para determinar a evacuação e usar propriedade particular. Ainda dentro dos seis meses, há dispensa de licitação “para não comprometer a continuidade dos trabalhos (públicos), em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços”.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
CLIMA

Prepara o guarda-chuva: quinta tem previsão de tempestade para Mato Grosso do Sul

O pós-feriado amanheceu com o céu cinzento. Nesta quinta-feira (21) a previsão...

CLIMA

Para todo gosto! Tempo vai de sol à tempestade em MS nesta quarta-feira

Em Campo Grande, assim como em todo o Mato Grosso do Sul,...

CLIMAMEIO AMBIENTEMS

Ventos acima de 77 km/h deixaram famílias desalojadas em Bataguassu e Santa Rita

Famílias do assentamento Santa Clara, em Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo...

CLIMAMEIO AMBIENTEMSSIDROLÂNDIA

Chuvas intensas podem atingir 54 municípios de MS até amanhã

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuvas...