sexta-feira , 18 de abril de 2025
Início EDUCAÇÃO MEC defende cumprimento de 200 dias letivos para estudantes
EDUCAÇÃO

MEC defende cumprimento de 200 dias letivos para estudantes

Compartilhar
MEC defende cumprimento de 200 dias letivos para estudantes
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) participou, na quinta-feira, 30 de janeiro, da reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE) que discutiu a criação de um fórum para que estudantes brasileiros tenham 200 dias letivos no ano. Realizada pela Câmara de Educação Básica do CNE e presidida pela conselheira Maria do Pilar Lacerda, a reunião contou com a participação de 16 instituições de diferentes esferas governamentais e da sociedade civil.

Representaram o MEC no encontro a coordenadora-geral de Articulação Intersetorial, da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Gesuina Leclerc, e a coordenadora-geral de Estratégia de Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica (SEB), Ana Valéria Dantas.

Os 200 dias letivos são o número mínimo de dias de trabalho escolar previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A carga horária mínima anual é de 800 horas, distribuídas por esses dias. No entanto, em algumas situações, as escolas podem ser dispensadas de cumprir os 200 dias letivos. Por exemplo, durante a pandemia d e Covid-19 , o Governo Federal autorizou que e as pudessem distribuir a carga horária de forma diferente.

“A garantia dos 200 dias escolares letivos requer ações intersetoriais, a exemplo da atuação conjunta de diferentes setores sociais durante a pandemia da Covid-19, do movimento solidário para abrigar as famílias durante as enchentes do Rio Grande do Sul, de modo a liberar as escolas, universidades, institutos federais para reduzir os prejuízos do fechamento dessas instituições”, observou Leclerc .

A partir do encontro, ficou definida a realização de uma reunião entre o MEC e os Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania; da Justiça e Segurança Pública; e da Igualdade Racial para tratar do tema. O CNE e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) terão o papel de observadores.

Regionalização

O evento também discutiu a realização de audiências públicas para ouvir a sociedade, com o objetivo de garantir a integralidade dos dias letivos. Outro ponto debatido foi a elaboração de um protocolo para diminuir operações policiais perto das escolas e para que as operações não sejam realizadas durante os dias letivos.

O fórum e as audiências serão regionalizados, a partir das reuniões itinerantes do CNE e dos conselhos estaduais de e ducação nas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro , por exemplo, a Redes da Maré – Movimento de Inovação na Educação vem mobilizando o governo e a sociedade civil para a temática. A instituição da sociedade civil produz conhecimento, projetos e ações em busca de qualidade de vida e garantia de direitos para os mais de 140 mil moradores das 15 favelas da Maré.

No período da tarde, foi constituída , na Câmara da Educação Básica, a comissão que vai tratar do direito aos 200 dias letivos. A comissão será presidida pela conselheira Cleunice Rehem e contará, ainda, com os conselheiros Israel Batista e Gastão Vieira, bem como com a presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar Lacerda.

*Com informações do MEC



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
IFMS reabre inscrições para cursos de especialização gratuitos
EDUCAÇÃO

IFMS oferece vagas remanescentes em curso preparatório gratuito

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com vagas...

Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola
EDUCAÇÃO

Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola

Nove em cada dez estudantes adolescentes e jovens LGBTI+ [lésbicas, gays, bissexuais,...

Reforma de escola é entregue à população que se emociona com resultado
EDUCAÇÃO

Reforma de escola é entregue à população que se emociona com resultado

A tarde de quarta-feira (16) foi marcada por celebração e emoção na...

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30
EDUCAÇÃO

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30

O programa Black STEM, que seleciona estudantes negros para concorrer a bolsas...