sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início ECONOMIA Lojas Americanas está com rombo bilionário
ECONOMIA

Lojas Americanas está com rombo bilionário

Compartilhar
Compartilhar

 A Americanas (AMER3) informou na 4ª.feira (11.jan.23), ter notado um rombo de R$ 20 bilhões por inconsistências contábeis.  

Reprodução MS Notícias

Após comunicado, as ações da Loja despencaram na bolsa de valores.  

Após a detecção dessas inconsistências, o presidente-executivo, Sergio Rial, decidiu deixar a companhia.

O grupo de varejo afirmou que, apesar de não conseguir determinar todos os impactos do problema no balanço da empresa “neste momento”, acredita que “o efeito caixa dessas inconsistências seja imaterial”.

Como referência, o atual valor de mercado da Americanas é de cerca de R$ 11 bilhões.

A Americanas afirmou que a decisão de Rial de sair da empresa ocorreu por conta da “consequente alteração de prioridades da administração” e que ele continuará como assessor dos acionistas de referência, os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.

Segundo a empresa, dona de sites de varejo como Submarino e Americanas.com e da Ame, a contabilidade identificou “operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem acima, nas quais ela é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta fornecedores nas demonstrações financeiras”.

O advogado Emanuel Pessoa, especialista em governança, comentou o comunicado. “O erro contábil descoberto é gigantesco, muito superior ao próprio valor de mercado da empresa no momento de sua divulgação, e que também tem o potencial de abalar a confiança dos investidores no Novo Mercado, segmento da Bolsa de Valores que, em tese, seria o de mais elevada governança corporativa e no qual as Americanas estavam listadas”, considerou. 

Pessoa diz ainda que caso os lançamentos tenham sido feitos erroneamente de propósito, ficaria evidente que isto serviria para beneficiar os envolvidos. “Já que a compensação executiva variável em empresas de capital aberto é comumente atrelada ao vesting de ações e ao lucro das companhias. O erro tornou as ações das Americanas mais atraentes ao mercado do que deveriam ter sido e permitiu um maior endividamento do que aquele autorizado pelos investidores e credores”, explicou.  

“Contudo, mesmo com os acionistas de referência comprometidos a injetar mais dinheiro na operação, a empresa precisará tomar medidas sérias para demonstrar que a sua Governança Corporativa é séria, efetiva e comprometida com seus milhares de acionistas”, completou. 

Por MS Notícias

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
ECONOMIA

Salário de servidores estaduais estará disponível para saque a partir desta sexta

Valores a ser depositados são referente à folha de pagamento de julho...

ECONOMIA

Bolsa Família: Caixa conclui pagamento da parcela de junho

Recebem nesta sexta beneficiários com NIS de final 0 do Bolsa Família...

ECONOMIAMS

Parcelamento por cartão de crédito passa a ser aceito para pagar dívidas judiciais em MS

Débitos e dívidas com o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul...

BRASILECONOMIAMS

Abono salarial PIS-Pasep 2024 inicia pagamento nesta segunda

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, será...