Ele está internado na Santa Casa da capital

Celso Ribeiro da Silva, tem 59 anos,é morador do Assentamento Flórida, e está sendo operado de uma cirurgia do coração que dura cerca de 4h à 6h. Nesse período da manhã ele já está no centro cirúrgico da Santa Casa e a família dele conta com a solidariedade de todos para interceder por ele e para doar sangue.
O sangue do Celso é um tipo raro, O negativo, o banco de sangue da Hemosul em Campo Grande está com a quantidade diminuída para esse tipo sanguíneo.
O Celso é sogro do dono da Batista Refrigeração e toda a família dele pede para quem puder doar, que doe sangue, não só do tipo dele, mas de todos os tipos, pois é nessas horas que vemos que precisamos de ajuda nesse sentido.
Quem for fazer a doação precisa ir na Hemosul de Campo Grande e falar o nome dele completo, Celso Ribeiro da Silva,e que foi doar sangue.
Lembrando também que é com urgência a necessidade desse tipo de sanguíneo não só para o caso dele e quem não pode doar durante a semana, no sábado a central da Hemosul fica aberta até 12h.

A Hemosul fica localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304, centro de Campo Grande e funciona de Segunda a sexta-feira até às 17h e sábado até meio dia. Também tem a Hemosul da Santa Casa que fica localizada na Rua Rui Barbosa, 3633, centro de Campo Grande, funciona de Segunda a sexta-feira das 7h às 11h.
O senhor Celso, sempre foi um homem bom, um ótimo pai, marido, filho e amigo. De uma simpatia única, quem o conhece sabe que ele é honrado e batalhador, por esses e outros motivos sua família pede com todo amor e bondade para que quem puder doar sangue, que doe o mais rápido possível.

Quem pode doar?
Segundo o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Quais são os requisitos para doar?
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Ainda conforme o relato do Ministério da Saúde os requisitos básicos para doar são esses.
Tem impedimento temporário para doar?
Sim, tem, o Ministério da Saúde recomenda que quem passou por algumas dessas situações necessita aguardar esses períodos para fazer a doação.
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia:
6 meses; - Transfusão de sangue: 1 ano;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos
6 meses; - Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
Tem impedimentos definitivos?
Infelizmente sim. E, o Ministério da Sáude relata alguns:
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária
Outro ponto importante é que aqueles que puderem doar qualquer tipo sanguíneo a Hemosul e outros bancos de sangue sempre precisam e você não só estará ajudando outra pessoa, como também estará ajudando a salvar uma vida.
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário