sábado , 19 de abril de 2025
Início CIDADES CAMPO GRANDE Morador do Assentamento Flórida precisa de doação de sangue O negativo
CAMPO GRANDESAÚDESIDROLÂNDIA

Morador do Assentamento Flórida precisa de doação de sangue O negativo

Compartilhar
Compartilhar

Ele está internado na Santa Casa da capital

Celso

Celso Ribeiro da Silva, tem 59 anos,é morador do Assentamento Flórida, e está sendo operado de uma cirurgia do coração que dura cerca de 4h à 6h. Nesse período da manhã ele já está no centro cirúrgico da Santa Casa e a família dele conta com a solidariedade de todos para interceder por ele e para doar sangue.

O sangue do Celso é um tipo raro, O negativo, o banco de sangue da Hemosul em Campo Grande está com a quantidade diminuída para esse tipo sanguíneo.

O Celso é sogro do dono da Batista Refrigeração e toda a família dele pede para quem puder doar, que doe sangue, não só do tipo dele, mas de todos os tipos, pois é nessas horas que vemos que precisamos de ajuda nesse sentido.

Quem for fazer a doação precisa ir na Hemosul de Campo Grande e falar o nome dele completo, Celso Ribeiro da Silva,e que foi doar sangue.

Lembrando também que é com urgência a necessidade desse tipo de sanguíneo não só para o caso dele e quem não pode doar durante a semana, no sábado a central da Hemosul fica aberta até 12h.

Foto: Marcos Enzio Goulart

A Hemosul fica localizada na Av. Fernando Corrêa da Costa, 1304, centro de Campo Grande e funciona de Segunda a sexta-feira até às 17h e sábado até meio dia. Também tem a Hemosul da Santa Casa que fica localizada na Rua Rui Barbosa, 3633, centro de Campo Grande, funciona de Segunda a sexta-feira das 7h às 11h.

O senhor Celso, sempre foi um homem bom, um ótimo pai, marido, filho e amigo. De uma simpatia única, quem o conhece sabe que ele é honrado e batalhador, por esses e outros motivos sua família pede com todo amor e bondade para que quem puder doar sangue, que doe o mais rápido possível.

Quem pode doar?

Segundo o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. 

Quais são os requisitos para doar?

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Ainda conforme o relato do Ministério da Saúde os requisitos básicos para doar são esses.

Tem impedimento temporário para doar?

Sim, tem, o Ministério da Saúde recomenda que quem passou por algumas dessas situações necessita aguardar esses períodos para fazer a doação.

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período gestacional;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Extração dentária: 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia:
    6 meses;
  • Transfusão de sangue: 1 ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos
    6 meses;
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Tem impedimentos definitivos?

Infelizmente sim. E, o Ministério da Sáude relata alguns:

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas; 
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária

Outro ponto importante é que aqueles que puderem doar qualquer tipo sanguíneo a Hemosul e outros bancos de sangue sempre precisam e você não só estará ajudando outra pessoa, como também estará ajudando a salvar uma vida.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
SIDROLÂNDIA

Assassinato de mulher em assentamento teria sido motivado por ciúmes

O assassinato de Ivone Barbosa da Costa Nantes, 41 anos, na noite desta...

Confira os horários de funcionamento da saúde em Anastácio no feriadão
SAÚDE

Feriados alteram funcionamento das unidades de saúde em Anastácio

Com os feriados da Sexta-Feira Santa (18) e de Tiradentes (21), o...

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
SAÚDE

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

O Brasil registrou, desde 1º de janeiro de 2025, 1.010.833 casos prováveis...

Dentistas são capacitados para identificar precocemente câncer bucal em MS
SAÚDE

Dentistas são capacitados para identificar precocemente câncer bucal em MS

Em um cenário em que a detecção precoce pode significar a diferença...