quinta-feira , 19 de setembro de 2024
Início CIDADES MP investiga irregularidades no Município de Nioaque por contratação sem concurso público.
CIDADESNIOAQUEPOLÍTICA

MP investiga irregularidades no Município de Nioaque por contratação sem concurso público.

Compartilhar
Compartilhar

O Ministério Público Estadual, por intermédio da promotora Mariana Sleiman, abriu um inquérito civil para apurar o descumprimento, pelo Município de Nioaque, da regra do concurso para investidura em cargo público, estabelecida pelo art. 37, II, da Constituição Federal. O município é comandado por Valdir Junior (PSDB)

A investigação parte de uma denúncia de que, atualmente, mais da metade dos servidores do município são contratados sem concurso público, visto que o último concurso foi realizado há mais de 7 anos.

“Há anos a Prefeitura de Nioaque preenche o seu quadro de pessoal ignorando as regras que regem a matéria, uma vez que contrata servidores sem concurso público, excessivamente e em desacordo com as normas constitucionais e legais. O que se pode perceber, durante o trato da situação, é que a celebração de contratações temporárias e em caráter precário, de maneira geral, em detrimento da realização de concurso público, trata-se de prática padronizada e costumeira pelo demandado, isso é estabelecida inversamente como regra… Em Nioaque, já se gastou mais tempo sem que haja situação de anormalidade, sendo realizado a contratação temporária dos mesmos servidores por anos consecutivos, como forma de driblar a realização de concurso público em caso dos servidores contratados como (contador, engenheiro civil, motoristas, professores, atendente creche)”, diz a denúncia.

Ainda segundo o denunciante, o município tem hoje 337 servidores concursados, 92 comissionados e 456 contratados de maneira temporária. “É fato público e notório que as contratações temporárias são utilizadas pelos gestores públicos como ‘moeda de troca’, beneficiando com um ‘emprego na Prefeitura’ quem se disponha a apoiá-los, contrariando, por via de consequência, o princípio da impessoalidade”, conclui o denunciante.

A promotora Mariana Sleiman solicitou esclarecimentos do prefeito sobre o motivo do Portal da Transparência do município não refletir, com exatidão, os dados referentes aos cargos públicos e a natureza respectiva no sítio oficial, contrariando a Lei da Transparência. Além disso, solicitou que informe a quantidade exata atual de cargos públicos efetivos, de cargos comissionados e de contratados temporários, especificando quais são e a quais pastas estão eventualmente vinculados, bem como quais diligências já foram adotadas pelo ente municipal para fins de realização do concurso público.

A assessora técnica do MPE informou que realizou consulta no Portal da Transparência, onde constatou que o link referente aos cargos e salários do município não refletem a realidade, deixando de observar, portanto, o princípio da publicidade.

“Uma vez que (aparentemente) a municipalidade tem considerado como cargos efetivos diversos cargos que sabidamente são objeto de contratações temporárias realizados pelo município, como professores contratados para carga horária de 20h e agentes de inclusão. Desse modo, considerando que o Portal da Transparência não reflete com exatidão os dados referentes aos cargos públicos e seus tipos no sítio oficial, não é possível realizar, neste momento, a comparação da Lei Municipal nº 2.603/2022, com os dados informados apenas no portal da transparência, posto que imprecisos”, pontuou, em outubro deste ano.

Foto: Divulgação/prefeitura

Por: investigam

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
POLÍTICA

Riedel se reúne com Gilmar Mendes e ministro da Casa Civil Rui Costa

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), vai à...

MSNIOAQUEPOLÍCIA

Alvo da PF ameaçava cortar benefício de quem “votasse errado”

Na manhã desta quarta-feira (18), policiais federais cumpriram em ação conjunta com...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

CIDADESMSPOLÍCIA

Indígena é morto a tiros em novo confronto com a polícia em Antônio João

Indígena, até agora identificado apenas por Neri, foi morto a tiros em...