sexta-feira , 24 de janeiro de 2025
Início SAÚDE Municípios receberão repasse do Governo de MS para compra de vacina contra a dengue
SAÚDE

Municípios receberão repasse do Governo de MS para compra de vacina contra a dengue

Compartilhar
Municípios receberão repasse do Governo de MS para compra de vacina contra a dengue
Compartilhar

Para fortalecer a imunização e prevenir casos graves de dengue no estado, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), lançou a campanha “MS Vacina Mais – Dengue”.

A iniciativa inclui o repasse de incentivo financeiro provisório aos municípios, a ser utilizado na intensificação das ações de vacinação, com foco no público-alvo de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

A campanha, que ocorrerá entre os dias 27 de janeiro e 25 de fevereiro, visa melhorar os índices de cobertura vacinal, que atualmente não atingem a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Os municípios receberão os recursos em duas parcelas, sendo a primeira destinada à organização das atividades e a segunda vinculada ao desempenho alcançado durante a campanha.

Os valores repassados variam entre R$ 50 mil e R$ 120 mil, de acordo com a população-alvo de cada município.

Conforme a programação local, as salas de vacina dos municípios poderão funcionar em horários estendidos e também aos sábados, nos locais onde for necessário para atender a procura, a fim de facilitar o acesso da população.

“Estamos mobilizando esforços junto aos municípios para garantir que a vacina contra a dengue chegue à população que mais precisa. A meta de 90% é ambiciosa, mas necessária para prevenir hospitalizações e óbitos,” destacou Frederico de Moraes, gerente de imunização da SES.

A campanha também inclui ações ampliadas, como divulgação em mídias locais e busca ativa de pessoas não vacinadas com encaminhamento à sala de vacina.

Os municípios irão preparar e apresentar um cronograma detalhado, de acordo com a realidade local, das atividades à SES para validação pela área técnica e liberação dos recursos.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, reforçou que a vacinação contra a dengue é uma medida adicional ao controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. “A combinação de estratégias é fundamental para reduzir a incidência da doença e evitar perdas humanas e econômicas”, afirmou.

Além da ampliação da cobertura vacinal, a SES acompanhará de perto o desempenho das ações nos municípios, com base nos dados consolidados pelo Boletim Epidemiológico da Dengue.



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Inca quer dobrar número de voluntários e flexiona horário da atividade
SAÚDE

Inca quer dobrar número de voluntários e flexiona horário da atividade

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) – órgão que, além do tratamento,...

Entenda o que são sorotipos da dengue e por que o tipo 3 preocupa
SAÚDE

MS registra 204 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 708 casos prováveis de Dengue, sendo...

Criança com microcefalia causada por Zika tem maior risco de internação
SAÚDE

Criança com microcefalia causada por Zika tem maior risco de internação

A epidemia do vírus Zika, que atingiu o Brasil em 2015 e...

Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal
SAÚDE

Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal

Nos últimos dois anos, o Brasil avançou significativamente na cobertura vacinal da...