Seis velas foram acesas em homenagem aos seis milhões de vítimas do holocausto. Espaço fica no topo do Morro do Pasmado, em Botafogo, na Zona Sul.
Uma cerimônia especial marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, no Rio de Janeiro. Seis velas foram acesas em homenagem aos seis milhões de vítimas do holocausto promovido pelo regime nazista de Adolf Hitler.
O evento, que contou com a presença de sobreviventes do holocausto e autoridades, foi realizado no recém-inaugurado Memorial às Vítimas do Holocausto deputado Gerson Bergher, que fica no topo do Morro do Pasmado, em Botafogo, na Zona Sul.
O dia 27 de janeiro foi escolhido por ser a data de libertação do campo de Auschwitz, na Polônia, em 1945.
vereadora Teresa Bergher, esposa de Gerson Bergher, lembrou da luta do marido para que o memorial fosse concretizado.
Ela pediu que o espaço seja um símbolo de combate ao preconceito, à discriminação e ao ódio, mas também de difusão dos direitos humanos.
“É um símbolo de lembrança aos nossos irmãos. Local de memória sim, mas também de propagação aos direitos humanos, o direito ao amor. Holocausto nunca mais.”
Alberto Klein, presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro e da Associação Cultural Memorial do Holocausto, disse que é importante reforçar a memória do Holocausto para que os crimes não se repitam.
“Nosso trabalho é mostrar o que o preconceito e a intolerância podem ocasionar. A Alemanha era um país democrático, A Europa era composta por países democráticos. E com tudo isso, aconteceu o Holocausto“, afirmou.
O museu retrata, com experiências imersivas, a rotina de judeus antes, durante e depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial.
Por G1
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário