segunda-feira , 24 de fevereiro de 2025
Início SAÚDE Opas emite alerta para risco de surtos de dengue 3 nas Américas
SAÚDE

Opas emite alerta para risco de surtos de dengue 3 nas Américas

Compartilhar
Opas emite alerta para risco de surtos de dengue 3 nas Américas
Compartilhar

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente – incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.

“A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, destacou a organização, em nota. O comunicado cita ainda que a Argentina chegou a registrar alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.

O vírus da dengue conta, ao todo, com quatro sorotipos distintos, sendo que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. “O que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença”.

“O aparecimento ou o aumento da circulação de um sorotipo que antes não era predominante em uma região pode levar a um aumento de casos de dengue, devido à maior suscetibilidade da população”, alertou a Opas. No Brasil, o sorotipo 3 não circula de forma predominante desde 2008.

Ainda de acordo com a entidade, o sorotipo 3 vem sendo associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos da dengue). “O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública”.

“O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, concluiu a Opas.

Números
Em 2024, as Américas reportaram mais de 13 milhões de casos de dengue, sendo 22.684 classificados como quadros de dengue grave (0,17%), além de 8.186 mortes associadas à doença.

Nas primeiras semanas de 2025, 23 países e territórios das Américas contabilizam 238.659 casos de dengue, a maioria concentrada no Brasil (87%). Em seguida estão Colômbia (5,6%), Nicarágua (2,5%), Peru (2,5%) e México (2,5%). Do total de casos, 263 foram classificados como dengue grave, além de 23 mortes confirmadas.



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV
SAÚDE

Campanha vai estimular vacinação de adolescentes contra o HPV

O HPV é o vírus responsável por quase 100% dos casos de...

Entenda a relação entre a infecção por VSR e a bronquiolite
SAÚDE

Entenda a relação entre a infecção por VSR e a bronquiolite

O Ministério da Saúde anunciou esta semana que vai incorporar ao Sistema...

Suplementação de cálcio é universal contra riscos de mortalidade materna
SAÚDE

Suplementação de cálcio é universal contra riscos de mortalidade materna

O Ministério da Saúde publicou neste mês orientação aos profissionais de Atenção...

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue
SAÚDE

MS registra 804 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul contabilizou 2.515 casos prováveis de dengue até a...