quinta-feira , 14 de novembro de 2024
Início SAÚDE Pesquisadores de MS lançam livro sobre saúde na fronteira
SAÚDE

Pesquisadores de MS lançam livro sobre saúde na fronteira

Compartilhar
Pesquisadores de MS lançam livro sobre saúde na fronteira
Compartilhar

As práticas de cuidado e educação em saúde na região de fronteira são temas do livro ‘Saúde na fronteira Brasil-Paraguai: territorialidades e intersetorialidades nas estratégias de cuidado e educação em saúde’, organizado pela professora e pesquisadora Luciane Pinho de Almeida, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A publicação apresenta os resultados da pesquisa ‘Rede intersetorial de políticas públicas: saúde, saberes e diversidades no município fronteiriço de Porto Murtinho/MS’, que recebeu fomento da Fundect através da Chamada nº 08/2020 – PPSUS.

Nos últimos anos, a fronteira Brasil – Paraguai, em especial a região de Porto Murtinho, vem ganhando protagonismo devido à implantação do Corredor Rodoviário Bioceânico que atravessa Mato Grosso do Sul, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A ponte binacional em construção, ligando o município a Carmelo Peralta, no Paraguai, já é um marco para a rota e impacta a vida da população dos dois lados da fronteira.

“Este livro vem contribuir com a Epidemiologia na fronteira Brasil – Paraguai ao abordar temas relevantes para a saúde da população ali residente. Além de apontar problemas existentes no setor saúde, educação e assistência social, traz a reflexão sobre as dificuldades que poderão vir – e virão – com a construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Provavelmente, essas consequências já estejam acontecendo e foram apontadas por esta pesquisa tão rica nos seus resultados”, ressalta a organizadora no prefácio.

O estudo reuniu pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento vinculados a quatro Instituições de Ensino Superior: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Luciane de Almeida (terceira da esquerda para a direita) apresenta o livro com parte do grupo de pesquisadores.[/caption]

Luciane Pinho de Almeida destaca que a equipe, formada por 12 pesquisadores, fez um estudo participativo e qualitativo, ouvindo os trabalhadores (as) que atuam no dia-a-dia das políticas de saúde, educação e assistência social, o que o diferencia de pesquisas mais tradicionais.

As principais questões levantadas como saúde pública, saúde mental, saúde da mulher, dos trabalhadores e o diálogo com saberes e comunidades tradicionais foram amplamente discutidas para buscar respostas às demandas sociais.

“A publicação vem contribuir sensivelmente para uma discussão sobre a fronteira Brasil – Paraguai, procurando discutir suas particularidades com vistas a colaborar com os gestores públicos na construção e efetivação de políticas públicas intersetoriais e de educação em saúde. Porto Murtinho pode assim ser fonte de inspiração para outros municípios fronteiriços, na medida em que a discussão se amplie numa vertente de articulação e efetivação de políticas públicas transfronteiriças “, reforça a pesquisadora.



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Mpox exige atenção para prevenção e tratamento
SAÚDE

Mpox exige atenção para prevenção e tratamento

O registro de casos de mpox em Mato Grosso do Sul tem...

Diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura do câncer de próstata
SAÚDE

Diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura do câncer de próstata

O mês de novembro traz a campanha voltada para a saúde do...

Brasil recebe certificado da eliminação do sarampo
SAÚDE

Brasil recebe certificado da eliminação do sarampo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta terça-feira...

Devido ao feriado, Casa da Saúde atende até quarta-feira
SAÚDE

Devido ao feriado, Casa da Saúde atende até quarta-feira

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da...