A Polícia Civil, por meio da DEFURV, identifica falso policial que roubou dois veículos na Capital e prende dois em flagrante por receptação qualificada, hoje, 06.03.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos – DEFURV, durante Operação Metrópole, destinada à intensificação do combate aos crimes de roubos e de furtos de veículos na Capital, identificou e indiciou J. P. S. M. (39) em dois roubos de veículos ocorridos nos dias 25/01/2023 e 08/02/2023, nos quais o suspeito se passou por oficial de justiça e por policial civil, respectivamente.
Conforme apurado, J. P. S. M. (39), conluiado com outras pessoas ainda não identificadas, abordou, no dia 25 de janeiro de 2023, uma vítima na condução do seu Ford/Fiesta e, ao se identificar como oficial de justiça, anunciou que possuía ordem judicial para apreensão do automóvel. Nesse momento, apesar de confrontado, o suspeito, com violência, puxou as chaves das mãos da vítima, machucando-a, e saiu rapidamente com o Ford/Fiesta.
Posteriormente, no dia 8 de fevereiro de 2023, com idêntico modus operandi, porém se passando por policial civil, J. P. S. M. (39) e mais três indivíduos abordaram outra vítima, afirmando que iriam apreender o VW/Gol da vítima e levá-lo à DEPAC-CEPOL. Ao ser indagado pela vítima, J. P. S. M. (39) ameaçou e intimidou a vítima, subtraindo o carro.
No dia 13 de fevereiro de 2023, a equipe de investigação da DEFURV obteve informações de que o VW/Gol da segunda vítima estava sendo anunciado em redes sociais e que um indivíduo, ao saber da procedência ilícita do carro, exigiu dinheiro da vítima para devolvê-lo.
Após diligências, a equipe policial localizou o referido indivíduo, qualificando-o como H. C. M. I. (37), bem como encontrou o veículo em uma garagem de venda de automóveis usados, de propriedade de S. D. F. (51), prendendo ambos em flagrante pela prática do crime de receptação qualificada, uma vez que os dois sabiam que o VW/Gol se tratava de produto de roubo e, ainda assim, o ocultaram e exigiram pagamento da vítima para devolvê-lo.
Em continuidade às investigações, a equipe da DEFURV descobriu que S. D. F. (51) efetuou o pagamento referente à aquisição do VW/Gol roubado para a conta de J. A. G. M. (83), o qual possui extenso histórico policial pela prática de estelionatos.
Foram encetadas diversas diligências com o intuito de localizar J. A. G. M. (83), porém não foi localizado. Os antigos vizinhos mencionaram ser pessoa problemática e que vivia aplicando golpes em terceiros com venda de “ouro”, não pagamento de alugueis, se passando por pastor evangélico, dentre outros.
As vítimas reconheceram, sem sombra de dúvidas, J. P. S. M. (39) como o indivíduo que simulou ser oficial de justiça/policial civil e, mediante violência e grave ameaça, subtraiu os veículos acima referidos.
O próprio S. D. F. (51) também reconheceu J. P. S. M. (39) como a pessoa que lhe vendeu o VW/Gol produto de roubo.
Verificou-se, ainda, que J. P. S. M. (39) já possui vasto histórico policial pela prática de crimes semelhantes, isto é, se passando por policial para subtrair bens alheios, no ano de 2017, tendo ficado preso preventivamente até 24 de janeiro de 2023, ocasião em que se evadiu do sistema prisional.
Nota-se que, apenas um dia após a evasão, J. P. S. M. (39) já praticou o primeiro roubo de veículo.
Diante disso, foi representada pela prisão preventiva de J. P. S. M. (39) e, no dia 4 de março de 2023, J. P. S. M. (39) foi capturado.
Diligências continuam a fim de elucidar todas as autorias dos delitos e de localizar o Ford/Fiesta subtraído e ainda não recuperado.
Para denúncias sobre furtos e roubos de veículos, mandem mensagem no (67) 9253-5067 (WhatsApp).
Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.
Deixe um comentário