quarta-feira , 30 de abril de 2025
Início POLÍTICA Proprietário rural pode economizar com fim de exigência cartorial
POLÍTICA

Proprietário rural pode economizar com fim de exigência cartorial

Compartilhar
Deputado Renato Câmara entrega à juíza auxiliar da Corregedoria do TJMS proposta de flexibilização cartorial para a ratificação de imóveis na faixa de fronteira, resultado dos seminários realizados pela Frente Parlamentar. (Foto: Rômulo Montagna)
Compartilhar

A Frente Parlamentar de Limites, Divisas Territoriais e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul protocolou nesta segunda-feira (29) na Corregedoria-Geral de Justiça do TJMS sugestão de alteração normativa com impacto direto para milhares de produtores rurais do estado. O documento propõe a inclusão de um novo parágrafo no Provimento 309/2024, com o objetivo de dispensar a exigência de certidão atualizada de matrícula nos casos em que os registros estejam encerrados, evitando custos desnecessários e burocracias ineficazes.

A proposta foi encaminhada pelo deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa. A iniciativa é resultado dos debates realizados em uma série de seminários regionais promovidos pela Frente para tratar da ratificação de imóveis na faixa de fronteira — tema que tem mobilizado lideranças rurais, jurídicas e políticas em todo o estado. Os encontros já ocorreram em Dourados e Rio Brilhante, e chegam nesta quarta-feira (30) a Sidrolândia. Também estão previstas edições em Bela Vista, Amambai, Porto Murtinho e outros municípios da faixa de fronteira.

O documento protocolado reúne manifestações técnicas, interpretações jurídicas e propostas elaboradas em conjunto com representantes da AGRAER, FAMASUL e do Registro de Imóveis. O ponto central é a flexibilização da exigência de certidão atualizada de matrículas e transcrições encerradas — cuja atualização, segundo os técnicos, não altera o conteúdo do registro e, portanto, representa apenas um grande custo adicional ao proprietário rural.

“Esta é a primeira conquista concreta da Frente Parlamentar após os seminários. Estamos ouvindo os produtores, os cartórios e as entidades técnicas, e encaminhando soluções reais para facilitar a vida de quem precisa regularizar sua terra e produzir com segurança jurídica”, destacou Renato Câmara.

A sugestão apresentada ao TJMS também traz fundamentações jurídicas, doutrinárias e normativas que reforçam a viabilidade da mudança, com base no próprio Código de Normas da Corregedoria. A expectativa é de que a medida contribua para dar celeridade aos trâmites fundiários e diminuir os custos para pequenos e médios proprietários.

A pauta representa um interesse público relevante, com impacto direto sobre o trâmite cartorial de milhares de propriedades em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a desburocratização e a regularização fundiária em uma das regiões mais estratégicas para a economia agropecuária do país. Participaram da reunião Jadir Bocato, gerente de Regularização Fundiária da Agraer; a desembargadora auxiliar da Corregedoria do TJMS, Jacqueline Machado; o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa; e Rafael Cabral, representante do Registro de Imóveis do Brasil/MS.

Fonte: Assessoria de comunicação/deputado estadual Renato Câmara

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
POLÍTICA

Governo Lula avaliou premiar cartilha que ensina jovens a andar com drogas

Governo Lula 3 avaliou premiar cartilha que ensina jovens a coo andar...

PANTANALPOLÍTICA

Deputado João Henrique apresenta nova versão do projeto “Lei da Onça” para garantir segurança no campo

Proposta une conservação ambiental, compensação a pecuaristas e protocolos de segurança após...

MSPOLÍTICATRÂNSITO

Deputados entregam relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal

Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de...

POLÍTICASAÚDE

Deputados Catan (PL) debateu prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Deputado Joao Henrique protocolou representação em âmbito estadual e federal e ainda...