sexta-feira , 18 de abril de 2025
Início POLÍTICA Renato propõe a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para desenvolvimento do setor e custeio de ações
POLÍTICA

Renato propõe a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos para desenvolvimento do setor e custeio de ações

Compartilhar
Compartilhar
Deputado Renato Câmara sugere minuta de decreto visando à regulamentação do Fundo de Recursos Hídricos do MS. Foto: ALEMS/Arquivo

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS, deputado Renato Câmara (MDB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (26-10), a Indicação da Comissão de Meio Ambiente, solicitando a análise da minuta de sugestão para o decreto que visa regulamentar o Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

O parlamentar pontua na Indicação endereçada ao governador Eduardo Riedel, que trata-se de um pleito que solicita a análise da minuta elaborada com a colaboração dos parlamentares que compõem a comissão: Zeca do PT, Neno Razuk, Rafael Tavares e Lucas de Lima, bem como de instituições relevantes para a gestão sustentável dos recursos hídricos do Estado, incluindo a OAB/MS, MP/MS, PGE/MS, Embrapa Agropecuária Oeste, UEMS, UFMS, WWF-Brasil e SOS Pantanal.

“Urge a regulamentação do Fundo de Recursos Hídricos de MS para que se possa alavancar projetos, ações e custear as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos”, defendeu Renato Câmara ao apresentar a minuta ao decreto.

 

O Fundo Estadual de Recursos Hídricos foi criado em 2002 por meio da Lei n.º 2.406 /2002. Representa uma importante ferramenta para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas voltadas para a gestão sustentável dos recursos hídricos. Porém, ao longo dos anos, foram inúmeros e significativos os desafios relacionados à sua efetivação, uma vez que o referido Fundo ainda não foi regulamentado.

 

Ao argumentar a premente necessidade da efetivação do Fundo, Renato Câmara observou que Mato Grosso do Sul possui um patrimônio hídrico singular, estando sob a bênção do Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea do planeta, e orgulhosamente abrigando o Pantanal, a maior planície alagável do mundo. Mas, devido à falta da regulamentação do Fundo a arrecadação de recursos financeiros a serem empregados para a proteção hídrica do MS fica prejudicada. “Estamos atrás se comparados aos demais estados do Brasil, uma vez que somos um dos poucos que ainda não possuem a regulamentação de seu Fundo Estadual de Recursos Hídricos”, reclama Renato.

 

A regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos é de suma importância para o Estado de Mato Grosso do Sul – reitera Renato Câmara – frisando que o Fundo tem como objetivo dar suporte financeiro à execução da Política Estadual dos Recursos Hídricos e ações correspondentes. “Diante de tudo o que expusemos, é imprescindível que a regulamentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos seja efetivada, a fim de que possamos fortalecer a governança hídrica em nosso Estado e assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações”, acrescentou o deputado que além de presidente da Comissão de Meio Ambiente é o coordenador da Frente Parlamentar dos Recursos Hídricos da ALEMS.

 

INVESTIMENTOS E CUSTEIOS

Uma das importantes atribuições do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que terá conselho próprio, será definir investimentos a partir das políticas públicas e dos programas anuais e plurianuais realizados pelo Estado. Os recursos do FERH/MS poderão ser empregados, por exemplo em: planos, projetos e pesquisas que visem o desenvolvimento, a conservação, o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos; execução de obras e serviços com vistas à preservação, melhoria e/ou recuperação da qualidade dos recursos hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul; programas e estudos visando à capacitação de recursos humanos, pesquisas e desenvolvimento tecnológico de interesse da gestão dos recursos hídricos; implementação dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos; e na  implementação das atividades dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

 

Os recursos do FERH/MS também poderão ser aplicados no custeio de despesas para: realização de estudos, pesquisas e levantamento e mapeamento hídrico, pelos órgãos estaduais responsáveis pela execução e apoio às políticas de recursos hídricos; pagamento de despesas de implementação e custeio administrativo do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos; manutenção da rede hidrometeorológica estadual; atendimento as situações de emergência não previstas no orçamento anual, como a ocorrência de eventos hidrológicos críticos, que ofereçam perigo à saúde e segurança pública, e prejuízos econômicos e sociais; educação ambiental em recursos hídricos; comunicação social e divulgação das atividades de gestão dos recursos hídricos; ações de vistoria e fiscalização de recursos hídricos.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍTICATRÂNSITO

Deputados entregam relatório oficial da BR-163 e pede providência do Ministério Público Federal

Documento entregue na sessão plenária da ALEMS reúne análise técnica, denúncias de...

POLÍTICASAÚDE

Deputados Catan (PL) debateu prestação de contas feita pela Cassems em 2024

Deputado Joao Henrique protocolou representação em âmbito estadual e federal e ainda...

POLÍTICA

Lula sanciona Orçamento para 2025 com aumento do salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos, nesta...

MSNIOAQUEPOLÍTICA

Nioaque completa 176 anos e celebra 100 dias de avanços sob a gestão de André Guimarães

Nesta terça-feira, 08 de abril, Nioaque, cidade que é reconhecida como o...