quinta-feira , 19 de setembro de 2024
Início POLÍTICA Riedel se reúne com Gilmar Mendes e ministro da Casa Civil Rui Costa
POLÍTICA

Riedel se reúne com Gilmar Mendes e ministro da Casa Civil Rui Costa

Compartilhar
Eduardo Riedel durante o Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2024 (Foto: Reprodução Instagram)
Compartilhar

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), vai à Brasília nesta quinta-feira (19), para discutir soluções para dois problemas emergenciais que atingem o Estado: os conflitos por terra e os incêndios florestais. O tucano se reúne com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Riedel adiantou que levará relatório sobre conflitos entre indígenas e policiais, na região de fronteira, para os magistrados do STF. O indígena Indígena Ñande Ru Marangatu foi morto com um tiro na cabeça durante conflito com policiais militares no Território Nhanderu Marangatu, no município de Antônio João, fronteira com o Paraguai. Há quase três décadas o local é palco de conflitos e mortes na luta pela terra envolvendo os guaranis-kaiwás e fazendeiros.

A Aty Guasu (Grande Assembleia Guarani-Kaiowá) acusa a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul de “massacre” e afirma em postagem nas suas redes sociais que equipes da Tropa de Choque atacaram a área de “retomada”, na Fazenda Barra, com intenção deliberada de matar. Imagens gravadas pelos guarani-kaiowá mostram indígenas correndo, fumaça provocada por bombas usadas pelos policiais e o corpo de Neri no chão.

Na sequência, o governador participa de reunião com ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para discutir um programa de resposta rápida aos incêndios florestais que se alastraram por todo o País. O encontro contará com a presença dos governadores de outros estados atingidos pelo fogo, entre eles Pará, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Tocantins, Roraima e Distrito Federal, além dos vice-governadores de Rondônia e do Amapá.

Com o encontro o ministro pretende para ouvir os pedidos de ajuda dos Estados mais atingidos para traçar um diagnóstico. O governo federal anunciou nesta quarta-feira (17), a liberação de crédito extraordinário de R$ 514 milhões para combater as queimadas. Os recursos, serão distribuídos em diversos ministérios e serão usados para a aquisição de equipamentos e para a execução de medidas no curto prazo. O dinheiro será aplicado em parceria com os estados e os municípios.

Fonte: Campo Grande News

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

CAMPO GRANDEMSPOLÍTICATransparência

Executivo envia alteração em norma para diminuir contribuição de militares da reserva

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto...

POLÍTICA

Riedel participa Fórum sobre agricultura que antecede encontro do G20

Evento acontece em Cuiabá e irá discutir contribuição da iniciativa privada e...

CIDADESPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Em campanha eleitoral Vanda Camilo (PP) promete início de obras imediatas em aldeias indígenas

Vanda prometeu iniciar obras na semana que vem na aldeia Lagoinha. Em evento...