As negociações para a formação de uma federação entre os partidos Progressistas (PP), Republicanos e União Brasil avançam, e a decisão pode ser anunciada já em fevereiro de 2025, colocando Adriane Lopes e Rose Modesto no mesmo time. A informação foi confirmada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), que revelou que as conversas com os Republicanos estão em estágio avançado.
“Até agora nós temos o PP muito bem conversado com os Republicanos. Assim que eu cheguei de viagem, eu fiz uma ligação para o meu presidente, senador Ciro Nogueira, ele me disse que existe uma possibilidade, mas ainda não é uma possibilidade concreta, ainda está sendo amadurecida do União Brasil vir também nessa federação”, declarou a senadora.
A federação, que pode unir as bancadas de PP, União Brasil e Republicanos, representaria uma força política de 153 deputados na Câmara, cerca de 30% do total de parlamentares. Em Mato Grosso do Sul, a mudança pode trazer desdobramentos inesperados, como a aliança entre Rose Modesto (UB) e a prefeita Adriane Lopes (PP), que foram adversárias na última eleição.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é um dos articuladores da proposta, que visa consolidar uma base de apoio robusta e alinhada para as eleições municipais de 2026 e os próximos anos legislativos.
Apesar do avanço nas negociações, ainda não há consenso entre os líderes das legendas, comandadas por Ciro Nogueira (PP-PI), Antonio Rueda (União Brasil) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). Caso o acordo tripartite não seja alcançado, pelo menos duas siglas devem formalizar a aliança, com o PP e Republicanos já alinhados como os parceiros mais prováveis.
A federação, caso confirmada, permitirá que os partidos atuem como uma única unidade, compartilhando recursos e tempo de propaganda eleitoral, além de consolidar estratégias legislativas conjuntas.
Fonte: TopMídia news
Deixe um comentário