sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início CIDADES MS Saúde e Fiocruz apresentam dados para melhorar cobertura vacinal em MS
MSSAÚDE

Saúde e Fiocruz apresentam dados para melhorar cobertura vacinal em MS

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação

Para retomar as altas coberturas vacinais no Brasil, e diante da preparação da saúde pública para os desafios de prevenção de doenças que possuem imunizantes, a SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) participa nesta terça-feira (7), às 8 horas no auditório do Bioparque Pantanal, do evento ‘Vacinar para não voltar – Pela reconquista das altas coberturas vacinais’ promovido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Durante o evento serão apresentados dados do inquérito de cobertura vacinal no Brasil e em Campo Grande, que tem como objetivo o aumento das taxas de vacinação em todas as faixas etárias no país. 

A coordenadora de vigilância epidemiológica da SES, Ana Paula Goldfinger, participa com o tema ‘Estratégias para ampliação de vacinação de rotina e Covid-19 no Mato Grosso do Sul’ apresentando dados da cobertura vacinal e quais ações são realizadas para auxiliar na retomada das altas coberturas vacinais no Estado.

Além do secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, marcam presença no evento o coordenador geral do inquérito nacional, Dr. José Cássio de Moraes, da USP (Universidade de São Paulo), e a pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Dra. Sandra Leone de Oliveira.

Vacinação no SUS

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) – incluindo imunizantes direcionados a crianças, adolescentes, adultos e idosos.  Ao todo, são mais de 20 vacinas com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas. Recentemente, o país incluiu em seu calendário a imunização contra a Covid-19. 

Há quase três décadas, a Lei nº 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, torna obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

E, de acordo com o decreto nº 78.231, de 1976, é dever de todo cidadão submeter-se e os menores dos quais tenha a guarda ou responsabilidade, às vacinações obrigatórias definidas pelo calendário nacional de imunizações.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
CAMPO GRANDEMSPOLÍCIA

Agepen reúne diretores de presídios em MS para melhorar o sistema

Com foco no trabalho integrado, a Agepen (Agência Estadual de Administração do...

CORUMBÁMSPANTANAL

PF cumpre mandados em ação que investiga incêndios criminosos e grilagem de terras no Pantanal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (20/9) a Operação Prometeu...

Aral MoreiraMSPOLÍCIA

Idoso morre ao ser atingido por tronco que escapou de máquina cortadora

Idoso de 69 anos morreu ao ser atingido por um pedaço de...

MSSAÚDETransparência

Com mais de 100 profissionais cedidos, HRMS tem desfalque em atendimento

Os mais de 100 profissionais cedidos para outros órgãos podem ser agravo...