quinta-feira , 14 de novembro de 2024
Início SAÚDE Saúde pública de MS se destaca através de parcerias
SAÚDE

Saúde pública de MS se destaca através de parcerias

Compartilhar
Saúde pública de MS se destaca através de parcerias
Compartilhar

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da SES (Secretaria de Estado de Saúde), tem se destacado pela busca constante de parcerias com diversas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com o objetivo de melhorar a qualidade da saúde no estado. Essas colaborações têm trazido uma série de benefícios que impactam diretamente a vida da população sul-mato-grossense, oferecendo serviços mais acessíveis, modernos e eficientes.

Um dos exemplos mais evidentes dessas parcerias são os acordos firmados com universidades e institutos de pesquisa, que contribuem para o avanço tecnológico e a inovação no setor.

A cooperação com instituições como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e universidades federais tem sido fundamental para a capacitação de profissionais da saúde, o desenvolvimento de novos tratamentos e a realização de estudos epidemiológicos que ajudam na criação de políticas públicas mais eficazes para o controle de doenças.

Uma das principais inovações é a implementação da metagenômica, uma técnica avançada de sequenciamento que permite a análise do material genético diretamente de amostras clínicas. Com a metagenômica, o Lacen MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) ganha mais uma ferramenta importante para identificar patógenos, monitorar surtos e melhorar a resposta a emergências de saúde pública.

A inovação foi viabilizada por meio de parceria entre a SES e a Fiocruz Rio de Janeiro, através de pesquisa financiada pela Melinda & Bill Gattes Foundation e treinamento da equipe técnica realizado na CZ Biohub San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.

Conforme o diretor do Lacen MS, Luiz Demarchi, essa tecnologia traz um impacto significativo para determinados tratamentos de saúde, permitindo diagnósticos mais precisos e personalizados.

“Esse projeto é importante para o Lacen, porque com esse projeto e outras parcerias que existem, conseguimos fazer um monitoramento daquilo que está circulando no nosso estado em tempo real, na nossa população, sejam eles vírus, bactérias e outros patógenos que causam doenças. E dessa forma conseguimos predizer a entrada de novos agentes e também fazer o monitoramento de cepas resistentes para um tratamento personalizado do paciente e possivelmente desempenhar ações melhores de vigilância e saúde”, afirma Demarchi.



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Mpox exige atenção para prevenção e tratamento
SAÚDE

Mpox exige atenção para prevenção e tratamento

O registro de casos de mpox em Mato Grosso do Sul tem...

Pesquisadores de MS lançam livro sobre saúde na fronteira
SAÚDE

Pesquisadores de MS lançam livro sobre saúde na fronteira

As práticas de cuidado e educação em saúde na região de fronteira...

Diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura do câncer de próstata
SAÚDE

Diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura do câncer de próstata

O mês de novembro traz a campanha voltada para a saúde do...

Brasil recebe certificado da eliminação do sarampo
SAÚDE

Brasil recebe certificado da eliminação do sarampo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta terça-feira...