sexta-feira , 22 de novembro de 2024
Início SAÚDE Segundo grupo de brasileiros repatriados é atendido pela Força Nacional do SUS
SAÚDE

Segundo grupo de brasileiros repatriados é atendido pela Força Nacional do SUS

Compartilhar
Segundo grupo de brasileiros repatriados é atendido pela Força Nacional do SUS
Compartilhar

Mais um voo de repatriação de brasileiros que moravam no Líbano pousou, nesta terça-feira (8), na base aérea de Guarulhos, em São Paulo. À espera dos 227 passageiros, estava a equipe de voluntários da Força Nacional do SUS (FN-SUS) formada por 13 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogos que ofereceram cuidados quanto à saúde física e mental dos repatriados.

Segundo o coordenador da missão, Renato Santos, a equipe de profissionais recebeu uma espécie de manual de costumes do país, envolvendo cultura, comportamento, vestimenta, linguagem, religião e alimentação para prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor.

“Fizemos questão de convocar homens e mulheres para os atendimentos e, também, profissionais que falam árabe, francês, inglês e português. Só conseguimos fazer um real acolhimento das pessoas quando conhecemos sua cultura, para que tenham o tratamento mais universal possível. Esse é um dos princípios do SUS, além da equidade e a integralidade”, disse o enfermeiro.

Para Rabiha Taha, uma das repatriadas, o atendimento foi acolhedor e trouxe segurança a eles. “Eu andava com ‘o coração na mão’ lá no Líbano. Medo e bomba estavam para todo lado. Fiquei com a família dividida, mas precisava trazer minha mãe para junto dos meus irmãos. Recebi um atendimento respeitoso, carinhoso e acolhedor. Foi um alívio retornar”, confessou

O trabalho da FN-SUS começou duas semanas antes do primeiro voo de repatriados chegar ao Brasil. Os 13 profissionais da saúde reuniram-se presencialmente e online para alinhamento dos cuidados médicos, mentais, sociais e culturais dos passageiros. “Conversamos com várias comunidades libanesas para entender todo o processo da cultura, alimentação, forma de comportamento dessas pessoas”, explica Renato.

No desembarque, os profissionais – em interlocução com médicos e psicólogos da Força Aérea Brasileira (FAB) que estavam dentro do avião – já sabiam das condições físicas e mentais dos passageiros para acolhê-los. Todos foram recepcionados em sua língua-mãe e encaminhados para os atendimentos médicos de acordo com a necessidade. Os atendimentos mais comuns entre os passageiros foram leve desidratação, primeiros cuidados psicológicos e pico hipertensivo.

Após o atendimento no local, alguns pacientes precisaram de tratamento a longo prazo. Nesses casos, a secretaria de saúde do estado foi notificada para realizar o acompanhamento e a medicação necessária. “Vamos garantir a continuidade do cuidado, o que representa a integralidade do Sistema Único de Saúde”, informa Renato Santos.

Sobre a operação

Esse é o segundo voo da operação do governo federal, batizada de ‘Raízes do Cedro’, que resgata brasileiros que estão na zona de conflito no Oriente Médio. O primeiro chegou no domingo (6), também em Guarulhos, com 228 passageiros, entre brasileiros e familiares, e três animais domésticos repatriados do Líbano.

Somado aos 227 de hoje, um total 455 pessoas já foram repatriadas. A aeronave deste segundo voo levou ao país árabe a doação humanitária brasileira de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades libanesas. Outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos deslocamentos.

*Com informações do Ministério da Saúde



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
SAÚDE

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é...

Policiais e bombeiros recebem atendimento médico da Carreta da Saúde
SAÚDE

Policiais e bombeiros recebem atendimento médico da Carreta da Saúde

A Carreta da Saúde do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial) da Sejusp...

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue
SAÚDE

MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 19.429 casos prováveis de Dengue, sendo...

Frutas e comidas típicas regionais reforçam necessidade de prevenir doenças
SAÚDE

Frutas e comidas típicas regionais reforçam necessidade de prevenir doenças

A importância das frutas e comidas típicas regionais foi um dos temas...