terça-feira , 29 de abril de 2025
Início SAÚDE SES abre coletânea para boas práticas de saúde em MS
SAÚDE

SES abre coletânea para boas práticas de saúde em MS

Compartilhar
SES abre coletânea para boas práticas de saúde em MS
Compartilhar

SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da gerência de Alimentação e Nutrição, anuncia o lançamento da Coletânea de Experiências em Alimentação e Nutrição do Estado, com o objetivo de identificar, valorizar e divulgar ações bem-sucedidas relacionadas à PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) e outras políticas públicas.

A iniciativa visa fortalecer as práticas de saúde no SUS (Sistema Único de Saúde) e promover o intercâmbio de inovações que têm potencial para impactar positivamente a qualidade de vida dos cidadãos.

O chamamento para a coletânea busca, principalmente, apresentar experiências exitosas em diversos eixos da saúde alimentar e nutricional, como a promoção da alimentação saudável, prevenção da obesidade e condições crônicas não transmissíveis, além de estimular a criação de ambientes alimentares saudáveis e a melhoria da gestão das ações de nutrição.

As experiências selecionadas serão hospedadas no “Mapa de Experiências de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde no MS”, disponível no site Nutrição|MS.

Para o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, a iniciativa é um passo importante para mapear experiências que estão dando certo em âmbito local, para poder estimular outros profissionais de saúde a implementarem as ações de alimentação e nutrição.

“Além disso, existem muitos trabalhos de qualidade sendo realizados e que precisam ser valorizados, então essa é uma forma que a gente encontrou de valorizar os trabalhos e os idealizadores. Esperamos que os profissionais que trabalham com a promoção das ações de alimentação e nutrição, de atividade física e de saúde de forma geral, em especial da APS (Atenção Primária à Saúde), submetam suas ações para dar visibilidade para o que as Secretarias Municipais de Saúde e demais secretarias afins realizam em prol da população”, afirma.

A coletânea, que tem caráter permanente, conta com o apoio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por meio do OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação), e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). As experiências enviadas serão avaliadas por uma comissão técnica e, as melhores, premiadas com a publicação em um e-book e destacadas em eventos importantes, como o II CONUT-MS (Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul).

A coleta de experiências está aberta para profissionais e gestores do SUS e de outras instituições que atuam em saúde pública, com prazos estabelecidos para a submissão entre 6 de março e 15 de abril de 2025.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios como relevância social, inovação, aplicabilidade e integração com outras políticas públicas, com a chance de os três melhores relatos serem premiados com isenção de inscrição para o congresso, além de participação em mesas temáticas.

Para mais informações, interessados podem acessar o site Nutrição|MS ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].

O cronograma de ações inclui a publicação final dos trabalhos selecionados até 15 de maio de 2025, com o lançamento do e-book previsto para outubro do mesmo ano. A iniciativa reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com a promoção da saúde e o fortalecimento das políticas públicas que beneficiam toda a população.

Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação
SAÚDE

Exercícios podem prevenir quedas em idosos e melhorar recuperação

Os brasileiros estão vivendo mais, e as pessoas com idade acima de...

Palestra aborda os riscos do sedentarismo e a necessidade de atividade física
SAÚDE

Palestra aborda os riscos do sedentarismo e a necessidade de atividade física

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto...

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes
SAÚDE

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

O cuidado no acompanhamento de pacientes com diabetes não pode se resumir...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil
SAÚDE

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Malária é causada por protozoários do gênero plasmodium / Prefeitura de Caraguatatuba...