terça-feira , 15 de abril de 2025
Início SAÚDE Triagem neonatal para malformações nos pés é obrigatória
SAÚDE

Triagem neonatal para malformações nos pés é obrigatória

Compartilhar
Triagem neonatal para malformações nos pés é obrigatória
Compartilhar

A partir de agora, o exame clínico para identificar malformações nos dedos grandes dos pés, características da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), será obrigatório durante a triagem neonatal em redes públicas e privadas de saúde, com cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida foi oficializada pela Lei nº 15.094, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (9), em Brasília. O texto havia sido aprovado pelo Senado Federal no final de 2024.

O que é a FOP?

Também chamada de Miosite Ossificante Progressiva, a FOP é uma doença genética rara e incurável que afeta cerca de uma em cada dois milhões de pessoas. Estima-se que aproximadamente quatro mil pessoas em todo o mundo convivam com a condição.

A principal característica da FOP é a formação de ossos em tecidos como músculos, tendões e ligamentos, o que restringe gradualmente os movimentos e pode levar à imobilidade total.

Identificação precoce

O primeiro sinal da FOP é geralmente observado ao nascimento: malformação bilateral dos dedos grandes dos pés (hálux). Cerca de 50% dos pacientes também apresentam polegares malformados. Outros sinais congênitos incluem alterações na coluna cervical e um colo do fêmur anormalmente curto e espesso.

O exame clínico neonatal é crucial para o diagnóstico precoce, permitindo que os pacientes recebam cuidados especializados desde cedo.

Progressão e tratamento

O processo de ossificação começa a ser perceptível na primeira infância (entre 0 e 5 anos), afetando áreas como o pescoço, ombros e membros. Com o avanço da doença, os pacientes podem ter dificuldades para respirar, abrir a boca e até para se alimentar.

Embora a FOP não tenha cura, o SUS oferece cuidados multiprofissionais e medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios, para controlar os sintomas e inflamações nas fases agudas. O tratamento é realizado principalmente em hospitais-escola e centros de reabilitação especializados em todo o país.

A inclusão desse exame na triagem neonatal reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico para minimizar os impactos da doença na vida dos pacientes e de suas famílias.



Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
SES distribui mais de 23 mil métodos contraceptivos à mulheres de MS
SAÚDE

SES distribui mais de 23 mil métodos contraceptivos à mulheres de MS

Mato Grosso do Sul intensificou, nos últimos anos, o acesso gratuito aos...

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
SAÚDE

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14), o...

Vacina da gripe protege e não adoece
SAÚDE

Vacina da gripe protege e não adoece

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira...

MS realiza monitoramento contínuo da qualidade da água para consumo humano
SAÚDE

MS realiza monitoramento contínuo da qualidade da água para consumo humano

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza, de forma contínua, o...