sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início CIDADES MS Vander pede ao embaixador da China habilitação de mais frigoríficos brasileiros
MSPOLÍTICA

Vander pede ao embaixador da China habilitação de mais frigoríficos brasileiros

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação

Com o intuito de restabelecer o diálogo e a cooperação com o governo chinês, o deputado federal e coordenador da bancada do Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, Vander Loubet (PT-MS), se reuniu na tarde desta sexta-feira (3) em Brasília com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro.

Na ocasião, foi discutida a possibilidade de habilitação de mais plantas frigoríficas brasileiras, com a finalidade de facilitar a exportação de carne para o país oriental. A agenda ocorre após um hiato de cinco anos sem novas habilitações de empresas no Brasil. Com o governo Lula, o diálogo e o trabalho em conjunto com o país chinês voltaram a ser pautados.

Participaram da reunião também o secretário de Relações Internacionais do Ministério, Roberto Perosa, do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Brasil-China Fausto Pinato (PP-SP) e do deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ).

Vander reivindicou uma melhor distribuição das habilitações das plantas para todas as regiões do país e para diferentes empresas. Atualmente, cerca de 73% das habilitações estão concentradas em apenas três grupos do setor.

“Um dos pontos que solicitamos foi sobre a reorganização das habilitações, para que frigoríficos de pequeno e médio porte também possam realizar o trabalho de exportação para a China”, destacou o parlamentar sul-mato-grossense.

De acordo com Vander, oito frigoríficos já estão em fase de habilitação – três de aves e cinco de bovinos – e foi apresentada ao embaixador chinês a demanda para que mais 20 sejam habilitados. “Essas plantas já passaram por todo o processo de fiscalização e estão prontas. Pedimos que o governo chinês acelere esse processo. Contemplar essas empresas vai permitir que a gente consiga gerar mais emprego e renda para milhares de famílias brasileiras, das cinco regiões do país, incluindo do nosso Mato Grosso do Sul”, destacou Vander.

Defesa das exportações – O deputado Vander Loubet tem atuado de forma intensa em favor do aumento das exportações do setor da carne. Em novembro do ano passado, o parlamentar esteve na Embaixada da Indonésia em Brasília, onde se encontrou com o embaixador Duta Besar Edi e defendeu a reivindicação da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) para que mais frigoríficos de Mato Grosso do Sul possam exportar carne para o país do Sudeste Asiático.

Vander também tem discutido com gestores municipais e empresários do ramo formas de fazer com que o setor cresça mais, com parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
CAMPO GRANDEMSPOLÍCIA

Agepen reúne diretores de presídios em MS para melhorar o sistema

Com foco no trabalho integrado, a Agepen (Agência Estadual de Administração do...

CORUMBÁMSPANTANAL

PF cumpre mandados em ação que investiga incêndios criminosos e grilagem de terras no Pantanal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (20/9) a Operação Prometeu...

Aral MoreiraMSPOLÍCIA

Idoso morre ao ser atingido por tronco que escapou de máquina cortadora

Idoso de 69 anos morreu ao ser atingido por um pedaço de...

MSSAÚDETransparência

Com mais de 100 profissionais cedidos, HRMS tem desfalque em atendimento

Os mais de 100 profissionais cedidos para outros órgãos podem ser agravo...