terça-feira , 8 de abril de 2025
Início SAÚDE Veja o que se sabe e o que falta saber sobre morte de casal que teve febre, dor e manchas vermelhas no corpo
SAÚDE

Veja o que se sabe e o que falta saber sobre morte de casal que teve febre, dor e manchas vermelhas no corpo

Compartilhar
Compartilhar

Douglas Costa e Mariana Giordano começaram a ter sintomas no dia 3 de junho. Causa da morte é investigada como suspeita de febre maculosa, dengue e leptospirose.

Reprodução Instagram

O piloto Douglas Costa e a namorada, Mariana Giordano, morreram na última semana após ter sintomas de febre, dor e erupções vermelhas no corpo. A informação foi divulgada na sexta-feira (9).

Veja abaixo o que se sabe e o que falta esclarecer sobre as mortes:

  1. Quem são as vítimas?
  2. Quando os óbitos foram constatados?
  3. Como as mortes estão sendo investigadas?
  4. Quando os sintomas começaram?
  5. Por quais locais o casal passou?
  6. O que dizem as prefeituras?

Quem são as vítimas?

As vítimas são Douglas Costa, empresário e piloto de Fórmula C300 de Jundiaí (SP), e a dentista Mariana Giordano, da capital paulista.

A dentista Mariana Giordano foi atendida em um hospital da capital paulista e Douglas estava em um hospital particular de Jundiaí.

Quando os óbitos foram constatados?

O empresário Douglas Pereira Costa morreu na quinta-feira (8). O corpo dele foi sepultado no Cemitério de Itupeva (SP), na sexta-feira (9).

Mariana Giordano também morreu na quinta-feira (8). O corpo dela foi sepultado na capital paulista, de acordo com amigos.

Como as mortes estão sendo investigadas?

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que as duas mortes estão sendo investigadas como suspeita de dengue, febre maculosa e leptospirose.

Amostras biológicas foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os resultados dos exames podem ser concluídos até terça-feira (13).

Nesta segunda-feira (12), o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas (SP) informou, que iniciou uma investigação sobre a passagem do casal pela cidade.

“A Vigilância de Campinas investigará sobre o vínculo e possível exposição no município para apoiar a investigação do caso que está sendo conduzida pelas vigilâncias dos municípios de residência e ocorrência do óbito”, diz o texto da nota.

Quando os sintomas começaram?

Conforme a ficha de notificação, os sintomas iniciaram no dia 3 de junho com febre, dor no corpo, exantema, evoluindo para um quadro mais grave.

Por quais locais o casal passou?

O casal teria ido para uma área rural de Campinas (SP) antes do dia três de junho, e para Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), nos dias três e quatro de junho.

O que dizem as prefeituras?

A Prefeitura de Jundiaí (SP) divulgou que a causa da morte do empresário está sendo apurada. Já o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas (SP) informou, na manhã desta segunda-feira (12), que iniciou uma investigação sobre a passagem do casal pela cidade.

Em nota, a Prefeitura de Camanducaia (MG) disse que “o fato de os pacientes terem visitado a cidade de Monte Verde no dia em que os sintomas começaram, é improvável que a febre maculosa tenha sido contraída no distrito, devido ao período de incubação da doença, que varia de dois a 14 dias”.

O poder público também informou que o município não registra casos de febre maculosa e carrapatos estrela há mais e 20 anos e que “mesmo com a provável origem de contaminação fora do distrito, realizará todas as ações de investigação epidemiológica necessárias para garantir a saúde de todos os munícipes e turistas”.

Por G1

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Saúde anuncia 80 municípios prioritários para ações contra dengue
SAÚDE

Saúde anuncia 80 municípios prioritários para ações contra dengue

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (8) uma lista de 80...

Chicungunya tem aumento em MS e acende alerta
SAÚDE

Chicungunya tem aumento em MS e acende alerta

Mato Grosso do Sul apresenta uma queda significativa nos casos de dengue...

300 mil mulheres morrem anualmente em razão de gravidez ou parto
SAÚDE

300 mil mulheres morrem anualmente em razão de gravidez ou parto

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7), a Organização Mundial...

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda
SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza....