domingo , 24 de novembro de 2024
Início CIDADES MS Agems abre consulta pública para regulamentar o índice de qualidade da água no Mato Grosso do Sul
MS

Agems abre consulta pública para regulamentar o índice de qualidade da água no Mato Grosso do Sul

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação

A Agems, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, lançou nesta segunda-feira (24), a abertura de consulta pública para ouvir a população a respeito da regulamentação do Índice de Qualidade da Água (IQA) nos contratos de programa dos municípios regulados pela autarquia.

É papel da Agência Reguladora controlar, fiscalizar, normatizar e padronizar os serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Estado, bem como as previsões constantes dos Convênios de Cooperação e dos Contratos de Programa e de Concessão celebrados nos municípios.

Para o diretor-presidente da Agência de Regulação, Carlos Alberto de Assis, a participação da sociedade é essencial para o aprimoramento do processo de regulação.

 “Nós damos voz à população e a nossa consulta pública é uma ferramenta para essa comunicação. Incentivamos os nossos cidadãos que queiram participar e enviar suas contribuições nesse importante processo que regula o saneamento do Mato Grosso do Sul”, afirma Assis.

Entenda
A proposta da Regulamentação do IQA – Índice da Qualidade da Água, ocorreu  a partir da ação conjunta entre a AGEMS e a SES. Desde o ano passado, a Agência Reguladora e o setor da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, vinculada à Secretaria de Saúde (SES), trabalham juntas para aperfeiçoar os trabalhos a respeito desse setor.

O IQA foi desenvolvido com propósito da avaliação da qualidade de água para fins de abastecimento público, refletindo, principalmente, a contaminação do ambiente aquático pelo lançamento de esgotos domésticos.

O índice é amplamente utilizado, e inicialmente foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para abastecimento público, após o tratamento. A proposta de regulamentação visa avaliar a qualidade da água distribuída a população, seguindo os limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“A regulamentação tem como objetivo de parametrizar e recomendar a adequação aos contratos de programa, e instrumentos operacionais, uma vez que alguns parâmetros utilizados no cálculo do indicador, tais como pH e Colônia Heterotróficas, bem como seus pesos, não refletem de fato a sua devida importância para a qualidade da água para o consumo humano, e também estão desatualizados com base na Portaria nº 888 de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde”, explica a diretora de saneamento básico e resíduos sólidos da Agems, Iara Marchioretto.

Como participar

As sugestões, comentários e contribuições podem ser encaminhadas até o dia 8 de agosto. Para participar basta acessar o site da AGEMS e clicar no ícone Audiências e Consultas Públicas.

As sugestões devem ser enviadas pelo e-mail [email protected], cadastradas no site ou entregues na sede da Agência, localizada na Avenida Afonso Pena, n° 3026, Centro, 7h30 às 17h, em dias úteis.

A documentação, objeto desta Consulta Pública, o modelo para envio de contribuições, assim como os critérios e procedimentos para participação estão à disposição dos interessados diretamente no site.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
GERALMSPOLÍCIA

Polícia Militar Ambiental orienta a população sobre o Período de Defeso 2024/2025

Com a aproximação do início do período de defeso nos rios de...

CLIMAMEIO AMBIENTEMS

Ventos acima de 77 km/h deixaram famílias desalojadas em Bataguassu e Santa Rita

Famílias do assentamento Santa Clara, em Bataguassu, a 310 quilômetros de Campo...

CLIMAMEIO AMBIENTEMSSIDROLÂNDIA

Chuvas intensas podem atingir 54 municípios de MS até amanhã

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para risco de chuvas...

CORUMBÁMSPOLÍCIA

PRF apreende 374 Kg de cocaína em Corumbá (MS)

APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 374 Kg de cocaína, na tarde do...