quinta-feira , 19 de setembro de 2024
Início POLÍCIA Após ‘enrolar’ Justiça, genro da prefeita Vanda Camilo é intimado em ação por corrupção em Sidrolandia
POLÍCIAPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Após ‘enrolar’ Justiça, genro da prefeita Vanda Camilo é intimado em ação por corrupção em Sidrolandia

Compartilhar
Compartilhar

O vereador de Campo Grande  licenciado Claudinho Serra, do PSDB, está no centro de um escândalo de corrupção em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande. Ele foi intimado a apresentar sua defesa após ser acusado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) de chefiar um esquema criminoso enquanto atuava como secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica da cidade, durante a gestão de sua sogra, a prefeita Vanda Camilo (PP).

Acusações e Defesa

A intimação de Claudinho ocorreu após um oficial de Justiça ter dificuldades para encontrá-lo, uma vez que o réu mudou de endereço e a nova localização só foi informada pela defesa do vereador em agosto deste ano. Agora, ele tem 10 dias processuais para responder às acusações. Entre os crimes listados pelo MPMS estão organização criminosa, fraude a licitação, fraude de contrato, peculato e concurso material de crimes.

Decisão de Não Concorrer à Reeleição

Envolvido em investigações e com tornozeleira eletrônica desde abril, Claudinho Serra decidiu não tentar a reeleição para o cargo de vereador em Campo Grande. O prazo para registro de candidaturas terminou em 15 de agosto, sem que ele apresentasse sua candidatura.

Operação Tromper e Outras Acusações

Claudinho Serra é um dos 22 réus implicados na 3ª fase da Operação Tromper, conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O vereador é acusado de liderar um esquema de corrupção e fraudes em licitações na prefeitura de Sidrolândia, que incluía supostas fraudes em diversos setores, como o Cemitério Municipal e a Fundação Indígena.

As investigações apontam que os envolvidos recebiam valores que variavam de 10% a 30% do valor dos contratos como parte do esquema de corrupção.

Flexibilização de Medidas Cautelares

Recentemente, a Justiça decidiu flexibilizar algumas das medidas cautelares impostas aos oito investigados ligados ao grupo de Claudinho Serra. O juiz Fernando Moreira Freitas da Silva permitiu que os réus possam sair da comarca de domicílio sem autorização judicial prévia, embora outras restrições, como o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar noturno, continuem em vigor.

Próximos Passos

Claudinho Serra e os demais envolvidos aguardam o desenrolar do processo, que continuará sob o escrutínio da Justiça e da opinião pública. A expectativa é que a resposta à acusação seja apresentada nos próximos dias, enquanto a cidade de Sidrolândia e a população de Campo Grande acompanham de perto o caso que envolve uma figura até então promissora na política regional.

Essa situação sublinha a importância da transparência e da ética na administração pública e reforça o papel fundamental das instituições no combate à corrupção.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
POLÍTICA

Riedel se reúne com Gilmar Mendes e ministro da Casa Civil Rui Costa

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), vai à...

MSNIOAQUEPOLÍCIA

Alvo da PF ameaçava cortar benefício de quem “votasse errado”

Na manhã desta quarta-feira (18), policiais federais cumpriram em ação conjunta com...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

MSPOLÍCIAPONTA PORÃ

Alvo da PF, irmão de integrante do PCC também é preso na fronteira

Foi identificado como Erico Anibal Martti Junior, de 29 anos, o segundo...