sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início FESTAS & EVENTOS Câmara de Sidrolândia é presidida hoje por vereadoras em homenagem ao mês das mulheres
FESTAS & EVENTOSSIDROLÂNDIA

Câmara de Sidrolândia é presidida hoje por vereadoras em homenagem ao mês das mulheres

Compartilhar
Compartilhar

Amanhã terá um evento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Divulgação

Na Sessão Ordinária dessa última terça-feira (07), as vereadoras Joana Michalski (PSB) e a vereadora e vice-presidente da Câmara, Cristina Fiuza (MDB), presidiram a Câmara Municipal de Sidrolândia em homenagem ao dias mulheres que será amanhã (08), o mês de março está sendo totalmente voltado as mulheres.

Ser mulher, ter autonomia, ser determinada e ter liberdade é um ato político. E a Câmara incentiva as mulheres a serem mais e quererem mais.

A vice-presidente da câmara, Cristina Fiuza, fala como foi estar presidindo a sessão hoje.

“Foi um prazer muito grande, hoje estar presidindo essa sessão em nome das mulheres de Sidrolândia. Trouxemos aqui também a causa da mulher, muitas pautas femininas e eu também estou feliz por presidir a sessão hoje, tendo como minha colega à Joana como primeira secretária, eu pude ter uma lei aprovada em prol das mulheres vítimas de violência doméstica”, comenta a vereadora.

Divulgação

Ela também fala sobre a força e a solidariedade feminina.

“Eu queria tranquilizar vocês que nós estamos juntas com vocês nessa luta mulheres, para que nós possamos ter uma vida digna de Sidrolândia. Nós somos mulheres que trabalham, que cuidam dos filhos e que merecem ter respeito e dignidade aqui nessa cidade. Estamos juntas!”, desabafa a vereadora.

Em virtude desse mês das mulheres, a vereadora faz um convite a todas as mulheres: “Quero aqui ressaltar um convite para amanhã às 19h aqui na câmara municipal, vai ter sorteio de brindes, coquetel para alegrar à noite das nossas mulheres, conto com vocês e até amanhã às 19h”.

A vereadora Joana Michalski fala sobre a força da mulher.

“Quero sempre me colocar a disposição dessa casa, desse município e de toda a nossa população e dizer que as mulheres podem, somamos, contribuímos e nós queremos poder participar de todas as decisões e com respeito e dignidade a todas as mulheres”, ressalta a vereadora.

Divulgação

Além disso, foi colocado em pauta pela Dra Cynthia, que é delegada da Polícia Civil de Sidrolândia, falou sobre a conscientização contra a violência doméstica e falou sobre a Sala Lilás.

“Violência doméstica não é de um desconhecido, infelizmente é daquele que tá do seu lado né. O inimigo mora ao lado! E a gente tem que tratar com outro olhar, de outra forma”, relata a delegada.

Divulgação

Ela ainda fala sobre estar tendo uma procura maior de mulheres para fazer denuncias, porque elas estão confiando mais no trabalho policial.

“Com um trabalho de divulgação que a gente vem fazendo, que a Polícia Civil vem fazendo com a nossa Sala Lilás e com a população, sentindo um pouco mais de confiança no nosso trabalho. A gente percebeu, além disso também no trabalho de conscientização dessas mulheres, a gente percebeu o aumento da procura e dos índices de ocorrências policias, porque essas mulheres, elas têm ido mais, tem tido mais fala, então elas têm procurado não só a delegacia, como os canais anônimos que são muito importantes, porque às vezes ela não tem aquela coragem de expor essa agressão que ela tá vivendo com aquele marido”, comenta a doutora.

A delegada fala sobre a importância da mulher e sobre quais mulheres são mais propensas a sofrer violência doméstica.

“As mulheres são únicas, temos que nos valorizar, saber nosso papel. A violência doméstica, eu sempre falo isso nas minhas palestras, isto é confirmado pelo Fórum Nacional de Segurança Pública, ela é maior em mulheres com menor escolaridade, não que as com maiores escolaridades não sofrem violência, mas o índice é maior em mulheres com menor escolaridade. Então, eu sempre falo pras mulheres para que elas procurem estudar, procurem emprego, para que não dependam financeiramente desse opressor, desse agressor, porque isso sim dificulta a vida das mulheres, dificulta que ela saia dessa situação de violência doméstica que esteja sofrendo e fora isso que nos procure, a delegacia está de portas abertas, a gente tem a Sala Lilás, ela vai ser atendida por uma profissional especializada e nós podemos te ajudar”, ressalta a delegada.

Qual a taxa de violência doméstica e feminicídio no Brasil?

Segundo o site do Governo Federal, no Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022. Com a pandemia os índices de violência doméstica aumentaram significativamente por conta das mulheres terem que ficarem isoladas com seus agressores. Além disso, muitas mulheres ainda não denunciam seus opressores.

Conforme a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, reforçar a importância da disseminação dos canais de denúncia para todos os atos de violência contra a mulher é sempre uma oportunidade para enfrentar a subnotificação existente no país em casos de medo e dificuldade da mulher sair dos ciclos de violência.

A taxa de feminicídio no Brasil em 2022 é a maior já registrada em um semestre. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de feminicídio no Brasil no primeiro semestre de 2022 foi de 699 assassinatos de mulheres. Ou seja, a maior taxa de feminicídio registrada em um único semestre no país, segundo o site Canal de Ciências Criminais.

Infelizmente, essas não são as únicas agressões que as mulheres podem sofrer, também tem a violência psicológica e sexual.

Quais os canais de denúncia?

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos.

Também tem o disque 100.

Convite para homenagem do Dia Internacional da Mulher

Os vereadores convida toda a população para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Será dia 8 (amanhã) de Março, na Câmara Municipal de Sidrolândia, às 19 horas. Você é a convidada Especial!

Terá palestras, brindes e muito bate papo.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSPOLÍCIASIDROLÂNDIA

Policiais Militares de Sidrolândia participaram da 9ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática 

Entre 19 de agosto e 9 de setembro, cinco policiais militares de...

CIDADESPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Em campanha eleitoral Vanda Camilo (PP) promete início de obras imediatas em aldeias indígenas

Vanda prometeu iniciar obras na semana que vem na aldeia Lagoinha. Em evento...

POLÍCIAPOLÍTICASIDROLÂNDIA

Após levar ‘puxão de orelha’ de juiz, defesa de Claudinho Serra pede acesso à delação premiada

Magistrado apontou que advogado sequer havia protocolado procuração no processo Após quase...

POLÍTICASIDROLÂNDIA

Deputado Renato reivindica recursos federais para construção de arena esportiva na Aldeia Córrego do Meio

Através de sua ação parlamentar na Assembleia Legislativa de MS, o deputado...