O boletim da InfoGripe indica aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Mato Grosso do Sul, com crianças e idosos entre as principais vítimas. A Fiocruz divulgou que, entre os dias 19 a 25 de maio, o estado está entre os 17 com crescimento nos casos de SRAG. Nacionalmente, os testes positivos foram: 25,8% Influenza A, 0,4% Influenza B, 56% vírus sincicial respiratório (VSR) e 4,5% SARS-CoV-2 (COVID-19).
Nas últimas oito semanas, SRAG tem sido particularmente letal para crianças menores de dois anos e idosos acima de 65. Enquanto a Covid-19 está em declínio, a circulação do VSR continua aumentando. Em Mato Grosso do Sul, os índices de hospitalizações por Influenza são elevados entre menores de 1 ano (7,3%), 1 a 9 anos (23,5%), e idosos, especialmente aqueles com mais de 80 anos (14,2%).
O boletim também destaca que 53,9% dos casos ocorrem em mulheres, enquanto 46,1% são em homens. Estados como Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, e Rio de Janeiro também registram aumento nos casos de SRAG.
Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, enfatiza a importância da vacinação contra a gripe para grupos de risco e o uso de máscaras para qualquer pessoa com sintomas de infecção respiratória. Ele ressalta a necessidade de continuar com medidas preventivas para controlar a disseminação dos vírus respiratórios.
Fonte: gdsnews
Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Deixe um comentário