sábado , 19 de abril de 2025
Início CIDADES MS Com 42 tenentes-coronéis na fila para promoção, oficiais aguardam mais vagas para assumir
MSPOLÍCIA

Com 42 tenentes-coronéis na fila para promoção, oficiais aguardam mais vagas para assumir

Compartilhar
Última promoção foi em abril deste ano (Foto: Henrique Arakaki / Arquivo Midiamax)
Compartilhar

Com 42 tenentes-coronéis na fila para promoção, a espera pode se arrastar por anos, já que as vagas estão travadas. Efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul aguardam graduações e a falta de atualização na lei seria o que impede as promoções. A última promoção foi realizada em abril deste ano.

As promoções são realizadas em datas específicas, 21 de abril, 13 de junho, 5 de setembro e 25 de dezembro, sempre de acordo com a disponibilidade de vagas, ou seja, para que haja promoção é necessário que um oficial de patente maior seja promovido, ou entre para reserva, como no caso dos que ocupam o último cargo de graduação na carreira.

Atualmente, 42 tenentes-coronéis estão aptos a serem promovidos à coronéis, no entanto, as 27 vagas destinadas ao cargo em Mato Grosso do Sul estão ocupadas por oficiais que permanecem no exercício da profissão.

Na última sexta-feira (15), o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, anunciou que as promoções do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado serão destravadas. Segundo ele, o governador Eduardo Riedel (PSDB) enviará, ainda nesta semana, a nova lei com a ampliação do quadro de efetivos para que entre em votação na Assembleia Legislativa.

“O governador pediu para que eu anunciasse que na próxima semana ele encaminhará para a Assembleia Legislativa o quadro de efetivos dos Bombeiros e da Polícia Militar, assim destravando todas as promoções”, afirmou José Carlos Barbosa.

O presidente da Aspra (Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Mato Grosso do Sul), Cláudio Benites da Silva, explicou que a lei é bianual e deveria ser apresentada em 2022, no entanto, a última atualização foi em 2020.

“A lei atualiza o número de policiais e bombeiros existentes na corporação e amplia o quadro. Estamos na expectativa porque isso possibilita que sejam feitos novos concursos e ingressem novos efetivos na carreira, além de que, quando o militar atinge o interstício, mas a lei não é atualizada, isso gera desmotivação na tropa porque ele está apto para ser promovido e receber outro patamar salarial, mas isso não acontece”, pontua.

Conforme dados apresentados ao Jornal Midiamax, em 2020 a lei previa efetivo de 27 coronéis, com a atualização o número deve passar para 37, se a lei for aprovada pelos deputados. Já a quantidade de major deve ser de 96; capitão de 134; 1º tenente 167; subtenente 321 e terceiro sargento 1.157.

Fonte:Midiamax

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora
POLÍCIA

Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora

Uma ação integrada das forças policiais resultou, na data de ontem (17),...

Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Campo Grande

Um homem de 63 anos, que estava com mandado de prisão em...

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados
POLÍCIA

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia...

DOF prende homem com maconha em Amambai
POLÍCIA

DOF prende homem com maconha em Amambai

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) efetuaram, nesta terça-feira...