domingo , 20 de abril de 2025
Início SAÚDE Com foco no enfrentamento à obesidade, Secretaria de Saúde realiza o 1º Sapso
SAÚDE

Com foco no enfrentamento à obesidade, Secretaria de Saúde realiza o 1º Sapso

Compartilhar
Compartilhar
Divulgação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Doenças Crônicas, realizou nesta quarta-feira (4) a abertura do ‘1º Sapso’ (1º Seminário de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade), no Auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O seminário é um desdobramento das ações para construção da LCSO (Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade) de Mato Grosso do Sul.

A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, enfatizou a importância do tema.

“Sabemos que o estado está em uma fase de desenvolvimento e a temática da segurança alimentar e nutricional é extremamente importante e influenciada por políticas estruturantes. Como ela extrapola o setor saúde, a temática transita por várias políticas, programas e setores. Nós da Secretaria de Saúde e do Governo do Estado temos olhado para o assunto com bastante responsabilidade”.

Representando a coordenadoria das Doenças Crônicas, a enfermeira Michele Borsoi, elogiou a iniciativa e garantiu que o Sapso é resultado de muitos dias de trabalho e um evento construído a várias mãos.


“Nós não construímos políticas públicas, não construímos linhas de cuidado, não construímos nada sem ser a várias mãos. Então a primeira palavra é engajamento, a segunda é evidência científica, estamos nos pautando nas melhores evidências disponíveis e as evidências mostram que trabalhar com a condição crônica não é fácil e exige respostas complexas, soluções complexas e soluções complexas exigem olhares múltiplos, intersetorialidade, então temos buscado ouvir, ver, pactuar muitas coisas com muitos atores”.

O cuidado da obesidade inclui a atenção com a alimentação, mas também outros determinantes, como os ambientes. Por isso é indispensável um olhar sensível, colaborativo entre as diferentes áreas, para além do setor saúde, na construção de uma Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade.

A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Kelly Alves, também participou da abertura do seminário e destacou que o Sapso é uma oportunidade para a troca de conhecimento.

“Que a gente consiga ter debates muito frutíferos e que a gente saia daqui bastante empolgado e animados com os desafios e também com as possibilidades de ação para a promoção da saúde da população do Mato Grosso do Sul”.

Ao todo, foram ofertadas 250 vagas aos profissionais e gestores das Secretarias Municipais de Saúde dos 79 municípios do Estado, além da sociedade civil, instâncias de controle social, conselhos de classe e instituições de ensino superior.

O evento é promovido pela SES, por meio da coordenadoria de Doenças Crônicas, apoio da ASMAN (Associação sul-mato-grossense de Nutrição) e OCCA/UFMS (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país
SAÚDE

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Três decisões estratégicas do governo, anunciadas há cerca de dez dias, vão...

Confira os horários de funcionamento da saúde em Anastácio no feriadão
SAÚDE

Feriados alteram funcionamento das unidades de saúde em Anastácio

Com os feriados da Sexta-Feira Santa (18) e de Tiradentes (21), o...

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
SAÚDE

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

O Brasil registrou, desde 1º de janeiro de 2025, 1.010.833 casos prováveis...

Dentistas são capacitados para identificar precocemente câncer bucal em MS
SAÚDE

Dentistas são capacitados para identificar precocemente câncer bucal em MS

Em um cenário em que a detecção precoce pode significar a diferença...