sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início CIDADES MS Crimes violentos em Mato Grosso do Sul têm queda de 25,6% no primeiro bimestre
MSPOLÍCIA

Crimes violentos em Mato Grosso do Sul têm queda de 25,6% no primeiro bimestre

Compartilhar
Compartilhar

O primeiro bimestre de 2024 chegou ao fim com redução de 25,6% no número de crimes violentos registrado em Mato Grosso do Sul, comparado ao período homólogo em 2023. A baixa é decorrente principalmente pelos registros de homicídios dolosos – que diminuíram 37,8% na mesma referência.

Crimes violentos compreendem basicamente quatro tipos de homicídios. São eles: homicídio doloso (com intenção de matar), feminicídio, lesão corporal seguida de morte, e latrocínio (roubo seguido de morte).

Conforme os dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) – disponibilizados na plataforma SIGO Estatística – janeiro e fevereiro registraram 26 e 22 homicídios dolosos, respectivamente. No ano anterior, os registros foram de 39 em janeiro e 35 em fevereiro, representando redução de 37,8% neste ano. O crime está previsto no Artigo 121 do Código Penal (CP).

Já em relação aos feminicídios, também previsto do 121 do CP, 2024 já acumula 6 registros, 3 em cada mês. No ano passado, o primeiro bimestre terminou com 4 ocorrências, com duas a cada mês.

O crime de lesão corporal seguida de morte (artigo 129 do CP) também apresentou aumento neste ano, com 2 ocorrências no período de referência, registrados em janeiro. Em 2023, o 1º bimestre registrou apenas uma morte enquadrada nesta tipificação.

Por fim, roubos seguidos de morte – latrocínio, (artigo 159 do CP) – também tiveram aumento, com 3 ocorrências em 2024: uma em janeiro e duas em fevereiro. No mesmo período do ano passado, os dados revelam apenas dois registros, um em cada mês.

2023 fechou com queda no número de homicídios

Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2023 com o menor número de homicídios registrados nos últimos 10 anos. Foram 446 homicídios no Estado em 2023, menor número desde 2014, conforme os dados disponibilizados no SIGO Estatística e conferidos em janeiro deste ano.

Justamente há 10 anos, em 2014, o Estado registrava o maior número de homicídios deste recorte temporal. No ano em que o Brasil perdeu a Copa por 7 a 1 para a Alemanha, MS registrou 652 mortes causadas por homicídios.

Assim, em 2023 o total de homicídios caiu 31%, se comparado com 2014. Contudo, homicídios foram a maioria nos crimes violentos: dos 446 homicídios em MS durante o último ano, 394 foram dolosos, 32 são registrados como feminicídio, 15 por lesão corporal seguida de morte e 5 por latrocínio.

Fonte: Midiamax

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSNIOAQUEPOLÍCIA

Alvo da PF ameaçava cortar benefício de quem “votasse errado”

Na manhã desta quarta-feira (18), policiais federais cumpriram em ação conjunta com...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

AQUIDAUANAMSSAÚDE

Hospital de Aquidauana vai a leilão por dívida trabalhista de R$ 69 mil

O Hospital Regional de Aquidauana “Dr. Estácio Muniz”, que atende a população...

MSPOLÍCIAPONTA PORÃ

Alvo da PF, irmão de integrante do PCC também é preso na fronteira

Foi identificado como Erico Anibal Martti Junior, de 29 anos, o segundo...