Em alusão à campanha Setembro Amarelo, que visa a promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, o Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul promove, nesta terça-feira (24), a palestra “Cuidando de Quem Cuida”, com o renomado professor e psicólogo Rossandro Klinjey. O evento acontecerá no Plenário Desembargador Nery Sá e Silva Azambuja, no TRT, em Campo Grande, às 17h.
A ação faz parte de uma série de atividades externas à promoção da saúde mental dos servidores da segurança pública estadual. O foco é oferecer suporte psicológico e ferramentas práticas para que os profissionais, constantemente expostos a situações de alta pressão, possam cuidar de sua própria saúde emocional. “Estamos promovendo ações que valorizem a vida e a saúde mental de quem cuida da nossa segurança, serve e protege a população”, declarou o coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda.
O palestrante Rossandro Klinjey, autor e consultor em temas relacionados à inteligência emocional, é conhecido por suas abordagens humanizadas e práticas, que vão desde a gestão emocional até a saúde mental em tempos de crise. A palestra “Cuidando de Quem Cuida” buscará proporcionar aos profissionais da segurança pública um espaço de acolhimento e reflexão sobre a importância do autocuidado, especialmente em profissões de alto estresse.
O CABS, em consonância com os objetivos do Setembro Amarelo, reforça o compromisso de oferecer suporte contínuo aos servidores, promovendo rodas de conversa, atendimentos psicológicos e outras atividades que visam ao bem-estar emocional da categoria. “O aumento de casos de adoecimento mental em profissões de risco, como as forças de segurança, tem se tornado uma pauta urgente em todo o país, e ações como essa visam combater o estigma em torno da saúde mental e oferecer soluções concretas”, explica o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
Além de promover a palestra, o CABS disponibiliza uma série de serviços de apoio emocional aos servidores, com foco nas ações preventivas do esgotamento profissional, que pode levar a transtornos mais graves, como depressão e, em casos extremos, ao suicídio. “A ideia é lembrar que quem cuida também precisa de cuidados”, destacou o coordenador do CABS, reiterando a importância da participação dos servidores nas ações promovidas pelo Centro.
A palestra com Rossandro Klinjey é exclusiva para os servidores da segurança pública de Mato Grosso do Sul. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/KKwNJHYpAcXLMGYw7 , onde para garantir a participação é necessário informar nome completo, CPF, matrícula funcional e unidade de lotação atual. Todos os dados e a inscrição serão validados pela equipe do CABS.
Joelma Belchior – Sejusp
Deixe um comentário