sexta-feira , 20 de setembro de 2024
Início CIDADES MS De banheiro sem porta a fossa com larvas, TCE encontra irregularidades em escolas de MS
MS

De banheiro sem porta a fossa com larvas, TCE encontra irregularidades em escolas de MS

Compartilhar
Compartilhar

Em MS, 18 escolas municipais estão sendo fiscalizadas por auditores do Tribunal de Contas Estadual

(Foto: Divulgação TCE MS)

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) realizou nesta terça-feira (25) o segundo dia de fiscalização em escolas municipais de Mato Grosso do Sul. A ação analisa a estrutura física das unidades e tem encontrado diversas irregularidades.

Falta de acessibilidade, banheiros sem portas, parquinho desmontado e entulhado, cozinha sem condições de uso e até uma fossa aberta e com larvas foram encontrados nesses dois dias de fiscalização.

Ao todo, 13 auditores de controle externo, que fazem parte da divisão de Educação do TCE/MS, percorrem as 18 escolas municipais. As unidades foram escolhidas por setores e considerando dados do Censo 2020.

São analisadas escolas nas cidades de: Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Bandeirantes, Terenos, Selvíria, Itaporã, Ivinhema, Antônio Joao, Jaraguari, Aquidauana, Aparecida do Taboado e Gloria de Dourados, Naviraí, Bela Vista, Campo Grande, Anastácio e Cassilândia.

O Coordenador da Divisão de educação do TCE/MS, Marcos Camilo explica que durante três dias são feitos os levantamentos nas escolas e os documentos encaminhados para a central do TCE/MS em São Paulo.

Os relatórios estaduais serão divulgados na sexta-feira (28). “Tem algumas irregularidades, que já eram previstas, algumas unidades tem mais irregularidades, outras nem tanto. A ideia é ter uma visão geral do Estado”, explica Camilo.

Ação busca melhor qualidade de ensino

De acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, essa ação conjunta em nível nacional demonstra a preocupação dos órgãos de controle em buscar soluções efetivas para que o ensino público no país tenha cada vez mais qualidade.

“Nossas crianças precisam ter uma base educacional de qualidade, e a infraestrutura é um dos pilares para que isso aconteça. Sabemos do papel constitucional do Tribunal de Contas de fiscalizar a aplicação do dinheiro público pago por cada contribuinte, mas cabe também a essa instituição fiscalizar as políticas públicas educacionais para nossos jovens”, explicou.

Após a coleta das informações serão gerados dois tipos de relatórios, um nacional e outro por Estado, que posteriormente serão encaminhados para cada Tribunal de Contas. A estimativa é que os relatórios sejam divulgados no dia 27, a partir das 14h.

A Fiscalização Ordenada Nacional é uma iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em parceria com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), com apoio técnico do Instituto Rui Barbosa e ainda o suporte institucional da Abracom (Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios) e do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas).

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSNIOAQUEPOLÍCIA

Alvo da PF ameaçava cortar benefício de quem “votasse errado”

Na manhã desta quarta-feira (18), policiais federais cumpriram em ação conjunta com...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

AQUIDAUANAMSSAÚDE

Hospital de Aquidauana vai a leilão por dívida trabalhista de R$ 69 mil

O Hospital Regional de Aquidauana “Dr. Estácio Muniz”, que atende a população...

MSPOLÍCIAPONTA PORÃ

Alvo da PF, irmão de integrante do PCC também é preso na fronteira

Foi identificado como Erico Anibal Martti Junior, de 29 anos, o segundo...