quinta-feira , 19 de setembro de 2024
Início CIDADES CAMPO GRANDE Defesa de Claudinho Serra tenta outro recurso para anular decisões da Operação Tromper
CAMPO GRANDEMSPOLÍCIASIDROLÂNDIATransparência

Defesa de Claudinho Serra tenta outro recurso para anular decisões da Operação Tromper

Compartilhar
Compartilhar

A advogado do vereador licenciado de Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB) – acusado de chefiar esquema de corrupção em Sidrolândia -, Tiago Bunning, confirmou que deve entrar com novo recurso para tentar anular as decisões judiciais referentes à Operação Tromper.

Conforme acórdão publicado pela 2ª Câmara Criminal, o pedido feito pelo advogado em habeas corpus julgado na semana passada sequer foi analisado. Isso porque, de acordo com o relator, desembargador José Ale Ahmad Netto, esse tipo de requerimento deve ser feito por outro tipo de recurso – e não por um habeas corpus.

o advogado Tiago Bunning confirmou que irá entrar com outro tipo de recurso para que o pedido de anular decisões da Tromper seja, ao menos, analisado no mérito pela Justiça.

Acórdão confirma que pedido para anular Tromper não foi analisado

Segundo a maioria dos desembargadores (com exceção de Carlos Eduardo Contar), o pedido de incompetência de juízo do juiz de Sidrolândia para proferir decisões referentes à ação contra o esquema de corrupção não cabe no habeas corpus feito pelo advogado Tiago Bunning. “Com efeito, havendo recurso próprio para se questionar a competência do juízo e tratando o caso de incompetência relativa, baseada em provimento deste Sodalício, que busca apenas organizar e aperfeiçoar a atividade jurisdicional no Estado, não conheço o habeas corpus em relação ao pedido de declaração de incompetência do Juízo da Vara Criminal da Comarca de Sidrolândia“, votou o relator.

Isso significa que os desembargadores sequer analisaram o pedido, uma vez que o advogado deveria ter entrado com outro tipo de recurso para que este fosse apreciado, segundo decisão do relator, que citou posicionamento do STJ sobre o tema.

A tese da defesa de Claudinho Serra é de que ações de combate à corrupção, como a Tromper realizada pelo Gecoc, devem ser analisadas por uma das seis varas criminais de Campo Grande.

No entanto, para o relator do HC de Claudinho, o Gecoc não consta como um dos órgãos que devem destinar demandas para uma das Varas Criminais de Campo Grande, já que não consta na resolução oficial do TJMS sobre competência. O argumento do relator segue a tese defendida pela Procuradora de Justiça Criminal, Filomena Aparecida Depólito Fluminhan.

Conforme manifestação nos autos, a procuradora aponta erros na alegação do advogado Tiago Bunning. “Todavia, consoante já manifestado no Parecer, o art. 1º, do Provimento n. 162/2008-CSM-TJMS traz o rol dos órgãos de combate às organizações criminosas que estão abrangidos, não constando ‘expressamente’ o GECOC no dispositivo”, aponta Filomena.

Justiça confirma decisões contra corrupção em Sidrolândia

A Justiça de Mato Grosso do Sul manteve a terceira fase da Operação Tromper após julgamento na semana passada.

O relator e mais um desembargador votaram pela manutenção da operação que prendeu o vereador Claudinho Serra (PSDB) por corrupção. Assim, ‘derrubaram’ a tese defendida pela defesa do vereador afastado da Câmara de Campo Grande, que alegou incompetência da Vara de Sidrolândia em julgar o caso.

Portanto, por dois votos a um, os desembargadores reconheceram a competência do juiz de Sidrolândia em julgar o caso. Assim, serão mantidas as decisões já tomadas pelo juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, que continua à frente do processo.

*Com informações: Midiamax

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
MSNIOAQUEPOLÍCIA

Alvo da PF ameaçava cortar benefício de quem “votasse errado”

Na manhã desta quarta-feira (18), policiais federais cumpriram em ação conjunta com...

BRASILMSPOLÍTICA

Senadora Soraya Thronicke Solicita CPI para Investigar Plataformas de Jogos Eletrônicos Online no Brasil

A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) anunciou o pedido de instalação de uma...

AQUIDAUANAMSSAÚDE

Hospital de Aquidauana vai a leilão por dívida trabalhista de R$ 69 mil

O Hospital Regional de Aquidauana “Dr. Estácio Muniz”, que atende a população...

MSPOLÍCIAPONTA PORÃ

Alvo da PF, irmão de integrante do PCC também é preso na fronteira

Foi identificado como Erico Anibal Martti Junior, de 29 anos, o segundo...