Delegado Lucas Caires acompanhado do Delegado-Geral Lupérsio Degerone
O Delegado da Polícia Civil do Mato Grossod do Sul, Lucas Soares de Caires, assumiu, nesta sexta-feira (9), a presidência do Conselho Institucional de Segurança de Campo Grande (COISEC) para o biênio 2025-2027. A cerimônia de posse ocorreu na sede da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol-MS) e reuniu representantes das principais instituições de segurança pública da Capital.
A solenidade contou com a presença do Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, que ressaltou a importância da instituição ter um representante no COISEC. “Esse conselho aproxima as instituições e quebra aquela distância do protocolo frio. São representantes que se unem para debater problemas da cidade, como segurança pública, trânsito e iluminação pública. O objetivo principal é o aperfeiçoamento das instituições para melhor atender o destinatário final, que é o cidadão”, afirmou.
Em seu discurso de posse, o delegado Lucas Caires comentou que o fator que mais o aproximou das demandas da população foi sua experiência à frente das Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC Centro e Cepol), do qual é adjunto. “Nós estamos diretamente ligados com os anseios da população, com o que mais afeta o dia a dia das pessoas. Por isso, já temos uma noção clara de como podemos contribuir com as diversas instituições, seja na formulação de políticas públicas ou no fortalecimento da cooperação institucional”, completou.
Caires também enfatizou que sua gestão buscará ampliar o diálogo entre as instituições e melhorar os serviços prestados à população. “A nossa gestão será voltada a aproximar os diferentes agentes das diversas instituições que fazem parte da Segurança Pública, com o objetivo de melhorar a persecução penal e trazer mais tranquilidade social para a população”, destacou.
Criado em 2021, o COISEC é uma associação civil sem fins lucrativos, que promove a cooperação entre instituições como Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. A entidade atua na articulação institucional, troca de informações e promoção de ações conjuntas voltadas à segurança pública.
Além do presidente Lucas Caires, integram a nova diretoria o promotor de Justiça Ricardo Benito Crepaldi (1º vice-presidente), o coronel Claudemir de Melo Domingos Braz (2º vice-presidente), o major Valdemir da Silva Andrade (1º secretário) e o tenente-coronel Rigoberto Rocha da Silva (tesoureiro), representado na posse pelo capitão Cleiton.
Fotos: Marília Capellini e Keila Flores
Texto: Keila Flores, com informações da Assessoria de Comunicação da Adepol
Deixe um comentário