sábado , 19 de abril de 2025
Início POLÍCIA Delegado-Geral da Polícia Civil avalia como positiva reunião com deputados para tratar da rede de proteção à mulher
POLÍCIA

Delegado-Geral da Polícia Civil avalia como positiva reunião com deputados para tratar da rede de proteção à mulher

Compartilhar
Delegado-Geral da Polícia Civil avalia como positiva reunião com deputados para tratar da rede de proteção à mulher
Compartilhar

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, esteve reunido nesta terça-feira, 18/02, com os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, para tratar de melhorias na rede de proteção à mulher em Campo Grande. O encontro aconteceu na sala de reunião da Assembleia Legislativa, com a participação dos representantes de todas as entidades que fazem parte da rede, como Poder Judiciário, Ministério Público, entre outros.

Para Degerone, a reunião de ajuste foi positiva tendo em vista que o assunto foi tratado de forma macro, sem prejulgamentos ou impultação de culpa prematura a quem quer que seja. “O assunto foi debatido em alto nível, na busca da identificação das falhas existentes de todas as instituições que compõe a rede de proteção, no âmbito da Casa da Mulher Brasileira, na busca de soluções e aperfeiçoamento do modelo de gestão e atendimento às mulheres vítimas de violência”, comentou.

O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), explicou que a ALEMS está pronta para aprovar e viabilizar as mudanças que serão enviadas em projetos do Poder Executivo e do Poder Judiciário. “Essa foi uma reunião com as instituições para tratar do sistema e dos processos como um todo. Claro que em apenas uma reunião não vamos conseguir resolver todo um contexto de problemas, questões culturais, de consciência, de educação e de segurança de uma sociedade, mas saímos com a necessidade de criação de protocolos e melhorias para daqui para frente”, ressaltou.

Gerson relembrou que as políticas públicas e que as polícias de Mato Grosso do Sul são das melhores do país, mas que é preciso entender o porquê de a sociedade conviver com esse tipo de crime e que são sim necessárias ações mais rápidas. “Em 2024, foram 20 mil boletins de ocorrência. Somente agora em 2025 já registraram 1.300 boletins de violência doméstica. Em 2024 foram 5 mil medidas protetivas. Vai ser criado o Batalhão Maria da Penha, vai ter a mudança de protocolo de que não é a vítima quem decide que será acompanhada ou não. A polícia vai te levar em casa. O foco no nosso trabalho é ouvir a sociedade, estabelecer um plano de trabalho com responsabilidade, com a construção de todos os deputados e o esforço de todas as instituições, para que possamos melhorar a cada dia”, ressaltou.

A reunião foi realizada a pedido da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social. A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar da ALEMS também estará à frente desse processo. 

por Keila Flores, com informações da ALMS

Fonte

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora
POLÍCIA

Ação integrada resulta na prisão de dois homens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo em Sonora

Uma ação integrada das forças policiais resultou, na data de ontem (17),...

Policiais civis prendem procurado por violência doméstica e suspeito de tráfico em Campo Grande
POLÍCIA

Autor de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Campo Grande

Um homem de 63 anos, que estava com mandado de prisão em...

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados
POLÍCIA

Polícia Civil recupera objetos furtados em propriedades rurais de Deodápolis e Dourados

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia...

DOF prende homem com maconha em Amambai
POLÍCIA

DOF prende homem com maconha em Amambai

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) efetuaram, nesta terça-feira...