sábado , 23 de novembro de 2024
Início SAÚDE Dengue já tem 16 casos confirmados e Saúde pede apoio para eliminar foco
SAÚDESIDROLÂNDIA

Dengue já tem 16 casos confirmados e Saúde pede apoio para eliminar foco

Compartilhar
Compartilhar

Sidrolândia encerrou o primeiro mês do ano com 140 notificações e 16 casos confirmados de dengue. Em 30 dias a incidência corresponde a 40% dos números registrados em 2022 (345) quando só foram confirmados por exames laboratoriais que 17 pacientes contraíram a doença.

Divulgação

Em janeiro as equipes da Secretaria de Saúde fizeram 9.545 visitas domiciliares e eliminaram 271 focos do mosquito transmissor da doença. Houve o recolhimento de 34 pneus e 36 outros tipos de recipientes de água, como tambores. Estão mobilizados 30 agentes de campo, cinco veículos, além de pulverizadores.

O mapa da incidência mostra muitos casos suspeitos no São Bento, Sidrolar, Pé de Cedro, Aldeia Tereré e Morada da Serra.

O LIRA (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti) de janeiro ficou em 1,7 %, quando o recomendado é abaixo de 1%, o que coloca a cidade no nível de alerta. A cada 100 imóveis, em quase dois, foram identificados focos.

Cb image default
Divulgação

Como este período tem chovido muito é uma época epidêmica para arboviroses urbanas (Dengue, Zika e Chikungunya), quando se multiplicam os criadouros de focos para proliferação de larvas. Em uma semana elas eclodem e o mosquito Aedes aegypti chega a idade adulta em 40 dias.

Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde que tem mobilizado suas equipes diariamente para eliminação dos focos, recomenda a população que ao menos uma vez por semana e após as chuvas, inspecione seu quintal e elimine depósitos com água parada, o chamado controle mecânico.

É importante que se evite o uso de lonas, guarde pneus, vede frestas em fossas, descarte lixo adequadamente, lave bebedouro de animais com água e sabão. Também é importante receber os agentes de endemias ou comunitário.

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @portal.tvplanalto e o Facebook. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024
SAÚDE

Saúde busca ampliar em 30% a oferta de consultas e exames no SUS

Em um esforço contínuo para otimizar o acesso a consultas e exames...

Governo de MS entrega UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
SAÚDE

Governo de MS entrega UTI cardiológica no HR de Três Lagoas

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual...

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição
SAÚDE

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

79,5% dos municípios não recebiam o incentivo para alimentação e nutrição /...

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
SAÚDE

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22) a...