sexta-feira , 22 de novembro de 2024
Início SAÚDE Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2 de abril
SAÚDE

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2 de abril

Compartilhar
Compartilhar

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. 

O TEA tem início na infância e pode persistir até a idade adulta. Geralmente, as condições são aparentes já nos 5 primeiros anos de vida. 

Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições simultaneamente, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores.

Em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo no dia 2 de abril, com o objetivo de conscientizar sobre essa condição e reduzir o preconceito que cerca esse tema.

E a conscientização de fato leva a divulgação de informações importantes sobre o tema e ao pensamento para a resolução e melhoramento da vivência das pessoas com TEA como dados que dizem que de 2022 a 2023, no Brasil, quantidade de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de aula aumentou em 50%, em uma crescente acelerada, em 2017, o total de alunos com TEA não chegava nem a 100 mil, como mostra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Agora, são mais de 200 mil novas matrículas, deixando evidente a necessidade de políticas públicas, como para a contratação de profissionais preparados para a melhoria do ensino hoje em dia.

Cientistas e profissionais especializados na área destacam que a inclusão social e sempre muito benéfica para todos para a compreensão das diferenças, cidadania, melhora na capacidade de comunicação, intelectual, que cada vez mais a escola deve apresentar os conteúdos de modo a que todos os estudantes possam aprender e se desenvolver cada um à sua maneira particular.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
SAÚDE

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22) a...

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
SAÚDE

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é...

Policiais e bombeiros recebem atendimento médico da Carreta da Saúde
SAÚDE

Policiais e bombeiros recebem atendimento médico da Carreta da Saúde

A Carreta da Saúde do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial) da Sejusp...

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue
SAÚDE

MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 19.429 casos prováveis de Dengue, sendo...