sexta-feira , 22 de novembro de 2024
Início CIDADES DOURADOS Dourados registra primeira morte por dengue no ano; homem de 33 anos não teria se vacinado
DOURADOSMSSAÚDE

Dourados registra primeira morte por dengue no ano; homem de 33 anos não teria se vacinado

Compartilhar
Compartilhar

O Mato Grosso do Sul registrou na última semana, 478 novos casos de dengue, que agora somam 2.412 confirmados em todo o território. Também foi registrada a morte de um homem de 33 anos, residente em Dourados. Ele é a primeira vítima fatal da doença neste ano na cidade e a quarta no Estado.

Segundo o levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica da Secretária de Estado de Saúde, com os 478 novos casos no Mato Grosso do Sul, o número atualizado de casos confirmados é de 2.412, neste ano.

O boletim aponta oito óbitos em investigação e a confirmação da quarta morte por dengue de 2024, sendo a primeira registrada em Dourados.

Ele teria iniciado com os sintomas no dia 3 de março, dando entrada no hospital no dia seguinte, onde faleceu no dia 5, entretanto, a causa da morte por dengue só foi confirmada na última segunda-feira (11/3).

A vítima é um homem de 33 anos, que não possuía comorbidades. Conforme apurado pelo Dourados News com a Vigilância Epidemiológica Municipal, ele é indígena e, de acordo com a Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), não tomou a vacina contra a dengue.

As outras três vítimas são um bebê de apenas 1 mês, em Maracaju, um idoso de 81 anos em Chapadão do Sul e uma idosa de 73 anos, de Coronel Sapucaia.

VACINA CONTRA A DENGUE
Com a parceria da Secretária Municipal de Saúde e o Laboratório Japonês, Takeda, fabricante do imunizante Qdenga, Dourados deu início no dia 3 de janeiro deste ano aos trabalhos de imunização, sendo a primeira cidade do Brasil a realizar a vacinação em massa contra a dengue.

Já a vacinação dentro da Reserva Indígena foi iniciada no dia 24 de fevereiro, após o município obeter a autorização da Sesai e do Ministério da Saúde. Atualmente, a região possui a maior reserva indígena do Brasil, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó, com mais de 20 mil habitantes, divididos em uma área de 3,5 mil hectares.

O imunizante contra a dengue está disponível em todos os postos de saúde de Dourados e na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico), para pessoas com idade de 4 a 59 anos, aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre cada uma.

Fonte: Dourados News

Gosta Portal Tv Planalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 99075999.

Gosta do Portal TVPlanalto? Então acompanhe nossas redes sociais no Instagram @tvplanaltoplay e o Facebook @portal.tvplanalto. Tem alguma pauta ou denúncia para sugerir? Manda nas nossas redes sociais ou direto no Whatsapp (67) 9907-5999
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias realcionadas
Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19
SAÚDE

Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22) a...

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
SAÚDE

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é...

Policiais e bombeiros recebem atendimento médico da Carreta da Saúde
SAÚDE

Policiais e bombeiros recebem atendimento médico da Carreta da Saúde

A Carreta da Saúde do CABS (Centro de Atenção Biopsicossocial) da Sejusp...

MS registra 15.913 casos confirmados de dengue
SAÚDE

MS registra 16.012 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 19.429 casos prováveis de Dengue, sendo...